Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

"É importante combater as causas e não vergar perante o terrorismo"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, deixou hoje uma mensagem de condenação e repúdio pelos ataques terroristas de quinta-feira em Espanha, defendendo que é preciso "combater as causas e não vergar perante o terrorismo".

"É importante combater as causas e não vergar perante o terrorismo"
Notícias ao Minuto

22:36 - 18/08/17 por Lusa

Política Jerónimo de Sousa

Em declarações aos jornalistas à margem de uma visita às Festas do Barreiro, distrito de Setúbal, Jerónimo de Sousa foi questionado sobre os dois ataques terroristas que aconteceram na quinta-feira em Barcelona e em Cambrils, Tarragona, e que fizeram 14 mortos e 135 feridos.

"Mensagem de condenação e repúdio por qualquer espécie de terrorismo. O terrorismo nunca resolveu nenhum problema, antes pelo contrário acabou por matar inocentes e por isso essa condenação, acompanhada naturalmente da solidariedade para com as vítimas, para com as forças que estão solidárias em Espanha com as vítimas e com a população", considerou.

No entanto, para o líder comunista "é importante combater as causas do próprio terrorismo".

"Não é com mais medidas securitárias - independentemente das normas de segurança que é necessário existirem, obviamente -, mas encontrar as causas, as raízes e não vergar perante o terrorismo, venha ele donde vier", apelou.

Sejam ataques terroristas como este de Espanha, seja terrorismo de Estado, Jerónimo de Sousa sublinha a necessidade de "evitar a perda de vidas inocentes e a necessidade de segurança das populações porque não são as populações que têm responsabilidade, nem no terrorismo nem de serem vítimas de terrorismo".

O secretário-geral foi ainda questionado pelos jornalistas sobre o motivo pelo qual o PCP decidiu manter a agenda de campanha para hoje depois de ter sido decretado dia de Luto Nacional pelas vítimas da queda da árvore na Madeira, tendo PS, PSD e BE decidido fazê-lo.

"Mantenho a presença neste evento como o PS, o PSD, o CDS, o PNR, o Bloco de Esquerda. Estão todos aqui presentes, com a porta aberta", começou por responder.

O líder comunista assegura que o partido não se esquece dessa solidariedade com as vítimas da Madeira.

"Hoje aqui, inclusive, demonstramos essa solidariedade para com as populações que estão a ser vítimas dos incêndios, com as vítimas da Madeira e os seus familiares - aliás manifestado pela própria direção regional da Madeira", realçou.

O convite para participar nas Festas do Barreiro foi feito por uma associação, de acordo com Jerónimo de Sousa, que explicou que o PCP esteve no stand "ao lado de outros partidos políticos que não têm cá o líder, mas têm dirigentes dos seus partidos num ato natural porque é uma festa que está a decorrer com normalidade, sem esquecer os problemas nacionais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório