Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Verdes condenam terrorismo e manifestam solidariedade para com as vítimas

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) condenou hoje os atentados terroristas ocorridos em Espanha, que provocaram 14 mortos, e manifestou solidariedade para com as vítimas e as suas famílias.

Verdes condenam terrorismo e manifestam solidariedade para com as vítimas
Notícias ao Minuto

17:14 - 18/08/17 por Lusa

Política PEV

Em comunicado, o PEV "condena veementemente os ataques" ocorridos na quinta-feira, na Catalunha (Espanha), que levaram à morte de 14 pessoas, entre as quais pelo menos uma portuguesa, e "expressa a sua total solidariedade e apoio às vítimas, seus familiares e a todo o povo de Espanha".

Para o PEV, estes atentados "constituem um verdadeiro ataque a valores como a liberdade, a democracia, a tolerância e a paz, direitos fundamentais do ser humano".

Os ecologistas portugueses defendem ainda que estes atos "não podem justificar o extremar de discursos ou levar a cabo medidas que atentem contra as liberdades e garantias dos cidadãos, fomentem a xenofobia e o racismo ou que alimentem posições extremas".

Espanha foi alvo na quinta-feira de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, Tarragona, que fizeram 14 mortos e 135 feridos.

O ataque de Barcelona, em que uma furgoneta branca avançou sobre a multidão nas Ramblas, grande avenida do centro da capital catalã, matando 13 pessoas, foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Horas depois, de madrugada, cinco homens a bordo de um automóvel Audi A3 atropelaram um grupo de pessoas em Cambrils, Tarragona, uma estância balnear a cerca de 100 quilómetros de Barcelona, fazendo um morto e cinco feridos.

O porta-voz da polícia catalã anunciou que foram feitas quatro detenções, três marroquinos e um espanhol, nenhum deles com antecedentes ligados ao terrorismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório