Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Porto/Morto? Manuel Pizarro não viu nem conhece quem tenha visto cartazes

A polémica foi levantada por Rui Moreira e tem marcado debate autárquico no Porto.

Porto/Morto? Manuel Pizarro não viu nem conhece quem tenha visto cartazes
Notícias ao Minuto

18:40 - 16/08/17 por Pedro Filipe Pina

Política Polémica

Rui Moreira denunciou a existência cartazes vandalizados na cidade Invicta. Nos cartazes em causa, da marca registada Porto, a troca de uma letra transformou "Porto" em "morto". No seu Facebook, onde também tinha denunciado os cartazes, o autarca da cidade veio ainda acusar Manuel Pizarro de ter “cedido ao radicalismo”.

Manuel Pizarro, em declarações ao Notícias ao Minuto, comentou o caso lembrando que anda “pelas ruas do Porto todo o dia, todos os dias”, algo que, com as autárquicas a aproximarem-se, tem acontecido ainda com maior frequência. Ainda assim, não se deparou com nenhum dos cartazes em causa.

"Nunca vi nenhum desses autocolantes e, mais estranho ainda, não conheço ninguém que os tenha visto. Acho que isto só se tornou assunto pela reação irada do dr. Rui Moreira", aponta o socialista que lidera a candidatura autárquica do PS no Porto.

Pizarro salienta, porém, que não põe de parte a possibilidade de alguns cartazes terem sido vandalizados. "Não digo que não existam, mas digam onde é que eles estão para os irmos", afirma. De resto, não deixa dúvidas, qualquer sugestão de apoio socialista aos cartazes "é carapuça" que os socialistas "não enfiam".

Nestas declarações ao Notícias ao Minuto, Manuel Pizarro afirma ainda que não concorda nem com o conteúdo nem com a estética deste gesto. Mas não se opõe à sua existência. "Acho que quem os fez e quem os colou tem todo o direito de se exprimir, faz parte da liberdade com que, não digo todos, mas a sociedade se identifica".

"Nunca pensei que o dr. Rui Moreira confundisse a defesa dos valores da tolerância e da liberdade com radicalismo, mas admito que também é para isto que servem as campanhas eleitorais, para se perceber melhor o que cada pessoa pensa", aponta em tom crítico, considerando ainda que "não se justifica uma atitude destemperada de ira contra os eventuais autores desses autocolantes, quando ainda por cima nem teriam nenhum impacto se não fosse a atitude" do atual autarca da cidade.

"Não concordo mas não considero que sejam uma crítica inadmissível", diz ainda Manuel Pizarro sobre o caso. Há, porém, outras críticas que o candidato do PS aponta a Rui Moreira.

“O que esses factos demonstram é que o PS fazia e faz muita falta à governação autárquica da cidade. Com o PS nunca haverá a tentação de termos um Porto amordaçado”, refere Manuel Pizarro

“Este é o tipo de debate eleitoral que não é útil. Um debate útil é quando os candidatos apresentam as suas propostas, e eu esse debate tenho visto o dr. Rui Moreira falhar”, afirmou ainda o candidato.

Questionado pelo Notícias ao Minuto sobre se está na agenda dos dois candidatos autárquicos, que protagonizaram um momento de rutura já este ano, algum debate, Manuel Pizarro sugere que sim e que está disponível para tal.

"Tenho a expectativa de que acabará por haver debate, mas até agora todos os debates promovidos têm um ponto em comum: dr. Rui Moreira falhou", acusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório