Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Discurso do Pontal: "As dúvidas de Pedro Passos Coelho são legítimas"

Pedro Santana Lopes e António Vitorino comentaram esta terça-feira, no seu espaço de opinião da SIC Notícias, as declarações feitas por Pedro Passos Coelho durante a Festa do Pontal, em Quarteira.

Discurso do Pontal: "As dúvidas de Pedro Passos Coelho são legítimas"
Notícias ao Minuto

23:25 - 15/08/17 por Anabela de Sousa Dantas

Política Santana Lopes

No discurso que marcou a 'rentrée' do PSD, este domingo, na Festa do Pontal, Pedro Passos Coelho manifestou dúvidas em relação à nova lei da nacionalidade que foram encaradas como racistas e xenófobas por partidos da esquerda. De acordo com o líder do PSD, a "possibilidade de qualquer um residir em Portugal" é um risco de segurança.

No entender de Pedro Santana Lopes, "as dúvidas de Pedro Passos Coelho são legítimas", tanto "em relação à promessa de contrato de trabalho" como "à possibilidade de expulsão se houver prática comprovada de crimes graves".

"O líder da oposição tem dúvidas nalguns aspetos da lei da nacionalidade, que é sempre um tema complexo”, sublinhou, indicando que as críticas que foram dirigidas ao líder do PSD foram "exageradas". "Não vi fundamento em tudo o que li e ouvi", acrescentou.

António Vitorino manifestou uma opinião diferente. "Não é problema ele discordar dos mecanismos, é a ligação que faz com as questões de segurança. É muito perigoso fazer essa ligação", asseverou.

Recorde-se que Pedro Passos Coelho criticou uma alteração "à lei de estrangeiros, que na prática permite que qualquer pessoa possa ter autorização de residência em Portugal desde que arranje uma promessa" de contrato de trabalho. "Porque é que não discutem na sociedade portuguesa as implicações que para a segurança do país a médio e longo prazo isso pode trazer? Da mesma maneira pergunto: o que é que vai acontecer ao país seguro que temos sido se esta nova forma de ver, a possibilidade de qualquer um residir em Portugal, se mantiver?", questionou o líder social-democrata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório