Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Sónia Gonçalves entrega reclamação e abre "incidente de suspeição" a juiz

A candidata independente Sónia Gonçalves, que viu a sua candidatura à Câmara de Oeiras ser rejeitada pelo tribunal, entregou hoje uma reclamação dessa decisão e pediu a abertura de um "incidente de suspeição" ao juiz.

Sónia Gonçalves entrega reclamação e abre "incidente de suspeição" a juiz
Notícias ao Minuto

16:40 - 10/08/17 por Lusa

Política Oeiras

Termina hoje o prazo de 48 horas dado aos movimentos independentes Renascer Oeiras 2017 e Isaltino - Inovar Oeiras de Volta, que viram as suas candidaturas ser rejeitadas pelo Tribunal de Oeiras na passada terça-feira, para recorrerem da decisão.

Sónia Gonçalves já o fez esta tarde no Tribunal de Oeiras e, em declarações à Lusa, adiantou que a fundamentação "é muito simples: há uma divergência entre os factos e o direito".

"Respeitámos de forma íntegra todas as indicações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) quanto à elaboração de todos os documentos que acompanham a candidatura. Estranho que os critérios de 2009 e 2013 sejam diferentes em 2017, porque eu fiz o mesmo que fizemos nesses anos. A lei não se alterou, só se foi para os tribunais, portanto queremos ver isso esclarecido", afirmou.

Sónia Gonçalves, Isaltino Morais e Paulo Vistas, os três candidatos independentes à Câmara de Oeiras nas próximas eleições, já estiveram juntos no mesmo movimento, quando Isaltino Morais conquistou a autarquia pelo Isaltino, Oeiras Mais à Frente (IOMAF).

Além de Sónia Gonçalves, também Isaltino Morais viu a sua candidatura ser rejeitada e levantou suspeitas sobre a falta de imparcialidade do juiz que tomou a decisão, por ter "relações de amizade ou familiares" com o adversário e atual presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, afirmando que o autarca é padrinho de casamento do magistrado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório