Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Viagens no Meu Distrito: A tradição ainda é o que era em Faro?

Faro não é um município adepto de reeleições. O presidente da Câmara Rogério Bacalhau quer dar continuidade ao seu trabalho mas os restantes candidatos querem manter a tradição de alternância.

Notícias ao Minuto

08:45 - 01/09/17 por Notícias Ao Minuto

Política Autárquicas

Faro é uma das principais cidades do Algarve. Capital de distrito, conta com quatro freguesias e cerca de 65 mil habitantes. Apesar de passarem anualmente pelo aeroporto de Faro mais de cinco milhões de turistas, a cidade não é tão movimentada e frequentada por turistas como outras cidades algarvias. Isso permite-lhe manter uma atmosfera mais calma e um charme tradicional.

A Catedral da Sé construída em 1251 é o edifício mais antigo da cidade. Faro tem ainda no Parque Natural da Ria Formosa uma das mais bonitas riquezas naturais algarvias.

Os 40 anos de autárquicas em Faro têm sido marcados por um enorme equilíbrio entre PSD e PS, com seis presidentes de Câmara do PSD ou em coligação com o CDS e quatro presidentes socialistas. Os eleitores de Faro não têm o hábito de reeleger os seus edis, sendo que as eleições autárquicas têm promovido uma alternância entre PSD e PS, que se tornou tradicional.

João Botelheiro, PS, foi o único autarca a conseguir ser reeleito, em 1993. Mas também não foi o primeiro a cumprir dois mandatos à frente do município de Faro, pois renunciou a meio do segundo mandato.

O social-democrata Rogério Bacalhau, o atual presidente da Câmara, quer quebrar a tradição no dia 1 de outubro e continuar mais quatro anos à frente dos destinos de Faro.

Em 2013, venceu umas renhidas eleições com 33,9% dos votos pela coligação ‘Juntos Faro’, que reuniu os interesses de PSD, CDS, Partido da Terra/MPT, Partido Popular Monárquico e Movimento de Independentes de Montenegro. A coligação conseguiu quatro mandatos. O PS conseguiu 32,3% dos votos e elegeu quatro vereadores. Seguiu-se o PCP com 12,7% e um vereador. Sem representação ficaram o Grupo de Cidadãos I que obteve 5,74%, o Bloco de Esquerda com 4,82% e o PPV 1,38%.

As eleições autárquicas de 2013 em Faro tiveram uma abstenção elevada: 56,35%. Dos 56.065 eleitores inscritos votaram 24.475.

Conheça os candidatos ao município de Faro nas autárquicas de 2017 na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório