Meteorologia

  • 23 AGOSTO 2019
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 25º

Edição

"Barroso em Bruxelas foi desprestigiante para Portugal"

O ex-Presidente da República Mário Soares afirma, em entrevista ao Público que ter Durão Barroso como presidente da Comissão Europeia “foi só desprestigiante para Portugal”. O antigo Chefe de Estado considera também que o actual presidente da Comissão Europeia “não tem futuro político” e sai muito “desprestigiado de um lugar daqueles”.

"Barroso em Bruxelas foi desprestigiante para Portugal"

Mário Soares não prevê um futuro político para Durão Barroso, nem em Portugal nem fora do País. Em entrevista ao Público, o ex-Presidente da República afirma, mesmo, que os dois mandatos à frente da Comissão Europeia de Barroso não prestigiaram Portugal.

Questionado sobre se Portugal ganhou alguma coisa em ter Durão Barroso como presidente da Comissão Europeia, Mário Soares responde que "não". "Foi só desprestigiante para Portugal. Nunca achei que ele podia ser bom. Avisei sempre, escrevi que era um grande erro. Diziam que era português, mas na Europa não há portugueses, nem de qualquer outro país. Há europeus", considera o histórico socialista em entrevista ao Público.

Mário Soares também não antevê um futuro na política para o actual presidente da Comissão Europeia. “Futuro político acho que não tem”, diz, adiantando que Barroso “não pode chegar” a secretário-geral da ONU. “Depois de tudo o que disseram dele, a senhora Merkel, os franceses e tantos europeus”, justifica.

O histórico socialista também antecipa que Barroso “não será Presidente da República”. “Já vi coisas muito estranhas, mas acho que não. O bom senso leva a pensar que não. Sai tão desprestigiado de um lugar daqueles”, argumenta.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório