Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

PAN vai a votos em 32 municípios

O PAN (Pessoas-Animais-Natureza) vai apresentar candidaturas a 32 municípios do país nas eleições autárquicas de 01 de outubro e tem como principal desafio eleger um vereador em Lisboa, foi hoje anunciado.

PAN vai a votos em 32 municípios
Notícias ao Minuto

17:49 - 08/08/17 por Lusa

Política Autárquicas

Segundo um comunicado do PAN, serão apresentadas candidaturas a 32 dos 308 municípios do país e a 26 das 3.092 freguesias.

O PAN, que nas eleições autárquicas de 2013 obteve 16.233 votos e nenhum mandato atribuído, refere que tem como desafio eleger o primeiro vereador na câmara de Lisboa, Inês de Sousa Real.

O partido Pessoas-Animais-Natureza acrescenta que 66% dos candidatos são mulheres e que entre as câmaras a que concorre estão, além de Lisboa, Porto, Cascais e Ponta Delgada (arquipélago dos Açores).

Relativamente ao orçamento para a campanha eleitoral -- que se realiza entre 19 e 29 de setembro -- o PAN informa que será de 80 mil euros.

O porta-voz do PAN, Francisco Guerreiro, citado no comunicado, refere que "as alterações climáticas, e a mitigação dos seus efeitos, são o desafio mais premente que os municípios enfrentam".

Francisco Guerreiro diz ainda que "é com esta base ecológica que todas as candidaturas se apresentam propondo medidas direcionadas para a independência energética, o melhoramento da mobilidade coletiva e ligeira".

O prazo para a entrega das listas de candidatos às próximas autárquicas e dos orçamentos de campanha terminou na segunda-feira, a menos de dois meses das eleições.

Depois de entregues, as listas foram afixadas à porta dos tribunais competentes.

Hoje é feito o sorteio da ordem das listas nos boletins de voto.

Segue-se ainda um prazo para impugnações de candidaturas, até 14 de agosto, e outro para a verificação de listas, até dia 16 de agosto, seja por irregularidades, seja por faltarem candidatos nas listas ou pelo incumprimento das regras da paridade entre homens e mulheres.

As reclamações têm que estar resolvidas pelo juiz do tribunal competente até dia 25 de agosto e os recursos são feitos para o Tribunal Constitucional, que responde até 30 de agosto.

Para as eleições de 01 de outubro estão recenseados 9.396.680 eleitores, que podem votar nas próximas autárquicas, menos do que nas anteriores, em que estavam registados pouco mais de 9,5 milhões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório