Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Bloco candidata Luís Louro em Viana do Castelo após interregno de 8 anos

O advogado Luís Louro é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Viana do Castelo nas eleições autárquicas de 01 de outubro, após um interregno de oito anos, anunciou hoje à Lusa o próprio.

Bloco candidata Luís Louro em Viana do Castelo após interregno de 8 anos
Notícias ao Minuto

11:54 - 07/08/17 por Lusa

Política Autárquicas

Luís Louro, de 55 anos, coordenador da distrital do BE adiantou que o objetivo da candidatura é conquistar um mandato na autarquia da capital do Alto Minho, onde o partido nunca esteve representado.

"Temos a noção das nossas possibilidades e dificuldades mas o BE tem provado que não é um partido do contra. Tem estado disponível para participar nas decisões do Governo e, em Viana do Castelo, não é diferente", explicou Luís Louro, cabeça do BE nas eleições autárquicas de 2005.

Em 2009, a estrutura distrital do partido candidatou o arquiteto Jorge Teixeira e, em 2013, decidiu não apresentar qualquer lista às eleições por discordar da decisão dos órgãos nacionais de chumbar uma coligação autárquica com o PS no concelho de Caminha.

Segundo Luís Louro, que falava a propósito da apresentação, hoje, às 15:30, no tribunal de Viana do Castelo, da lista que vai concorrer às eleições de 01 de outubro, "chegou a ser equacionada uma coligação com a CDU mas a apresentação tardia da proposta inviabilizou essa possibilidade".

"Não se tratou de uma questão de divergência política mas de 'timing'. Quando propusemos a coligação a CDU já tinha assumido que concorria sozinha às eleições autárquicas", explicou o candidato.

Militante do BE de Viana do Castelo, desde a fundação do partido, em 1999, Luís Louro acrescentou que o cabeça de lista do partido à Assembleia Municipal é o arquiteto e docente do ensino superior, Jorge Teixeira, de 52 anos.

Em 2009, num universo de 51.365 votantes, a candidatura do partido à Câmara de Viana do Castelo obteve 2.439 votos (4,75%), sem garantir qualquer eleito.

Já para a Assembleia Municipal, o BE somou 3.083 votos (6%), elegendo dois deputados municipais - um dos quais Luís Louro -, e outros dois elementos para assembleias de freguesia do concelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório