Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Partos na água e companhia na cesariana. Algumas recomendações ao Governo

A saúde materna é o alvo de uma recomendação ao Executivo publicada, esta terça-feira, em Diário da República.

Partos na água e companhia na cesariana. Algumas recomendações ao Governo
Notícias ao Minuto

10:56 - 02/08/17 por Patrícia Martins Carvalho

Política Parlamento

O Parlamento quer que o Governo aposte no melhoramento dos “cuidados de saúde materna” e assegure o “direito das mulheres a uma assistência digna e respeitosa, nomeadamente durante a gravidez e o parto”.

Numa recomendação publicada hoje em Diário da República, e assinada pelo presidente da Assembleia da República, lê-se que é aconselhável a “contratação de mais profissionais de saúde, designadamente médicos, enfermeiros de família e responsáveis pela saúde sexual e reprodutiva das mulheres, em geral, e da grávida em particular”.

E, nesta senda, os deputados defendem que se “melhore as condições de trabalho dos enfermeiros e médicos, dignificando as suas carreiras e proporcionando-lhes uma efetiva valorização profissional, e prepare atempadamente o processo de progressão nas carreiras, de forma a dar cumprimento ao compromisso de concretização, em 2018, do descongelamento das carreiras dos trabalhadores da Administração Pública”.

Recomendado é também que sejam feitas as alterações necessárias aos blocos operatórios dos hospitais do Sistema Nacional de Saúde para que seja possível às mulheres em trabalho de parto serem acompanhadas, tal como acontece durante os partos naturais.

Por fim, os deputados defendem ainda que o Governo deve “operacionalizar a disponibilização do parto na água” nas unidades hospitalares que integram o Serviço Nacional de Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório