Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

PSD quer distrito de Castelo Branco no projeto-piloto de reflorestação

Os deputados do PSD eleitos por Castelo Branco apresentaram um projeto de resolução para incluir os concelhos de Oleiros, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Proença-a-Nova no projeto-piloto de ordenamento florestal.

PSD quer distrito de Castelo Branco no projeto-piloto de reflorestação
Notícias ao Minuto

10:25 - 02/08/17 por Lusa

Política Incêndios

No documento a que a agência Lusa teve hoje acesso, já entregue no Parlamento, os deputados eleitos pelo círculo de Castelo Branco, Manuel Frexes e Álvaro Batista, defendem que após a catástrofe que afetou vários concelhos de Castelo Branco, Coimbra e Leiria, as áreas florestais contíguas ardidas, cuja dimensão e devastação são igualmente elevadas, devem integrar o projeto-piloto de gestão florestal.

"O PSD defende que os concelhos de Oleiros, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Proença-a-Nova também deverão integrar o projeto-piloto de ordenamento florestal e beneficiar de apoios para a arborização e rearborização do seu território", sustentam.

Os deputados defendem que a redução da área ardida de floresta portuguesa tem de ser um objetivo comum do país e adiantam que todas as políticas públicas devem ser orientadas para essa finalidade, "o que não tem infelizmente sucedido, obrigando a dimensão do problema, na perspetiva do PSD, a uma visão mais alargada e global, em termos de território e de ordenamento do espaço rural".

"Para o PSD, as áreas ardidas, depois do infortúnio, deveriam ser encaradas como uma oportunidade para reflorestação ordenada, geridas de forma a garantir um rendimento atrativo para os seus produtores, através do cumprimento das boas práticas florestais", sublinham.

Os sociais-democratas recordam que o Governo anunciou já no corrente ano que Portugal se vai candidatar ao Plano Juncker para cofinanciar um projeto-piloto de gestão florestal do Pinhal Interior, no valor de 100 milhões de euros, que prevê complementar com um investimento de 58 milhões de euros em arborização e rearborização do território e 125 milhões de euros no relançamento da economia.

Neste âmbito, os dois deputados de Castelo Branco defendem a inclusão dos concelhos de Oleiros, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Proença-a-Nova no projeto-piloto de ordenamento florestal previsto para o Pinhal Interior, na sequência dos incêndios florestais de junho e julho de 2017, atribuindo-lhe igualmente a possibilidade de beneficiarem de apoios para a arborização e rearborização dos seus territórios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório