Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

BE acusa CDS de "fantasias sobre RSI" e de "propaganda insultando pobres"

A coordenadora do Bloco de Esquerda acusou o CDS de fazer "propaganda política" relativamente ao Rendimento Social de Inserção (RSI).

BE acusa CDS de "fantasias sobre RSI" e de "propaganda insultando pobres"
Notícias ao Minuto

11:57 - 31/07/17 por Pedro Bastos Reis

Política Catarina Martins

Numa visita à ETAR de Parada, na Maia, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins criticou o pedido do CDS-PP para apreciar, no Parlamento, as regras do Rendimento Social de Inserção (RSI), acusando os centristas de “fantasias sobre o RSI”.

“É inqualificável que quem assinou de cruz milhões de euros para o BES tente fazer propaganda política insultando os mais pobres dos pobres”, acusou Catarina Martins, citada pela RTP3. “Julgo que as regras do RSI tentam responder às necessidades efetivas e não às fantasias do CDS sobre o que é o RSI”.

A coordenadora do Bloco de Esquerda acusou ainda o CDS de ter despedido várias assistentes sociais durante o período em que esteve no poder e reforçou a importância do RSI para inúmeras famílias.

“Temos vindo a ter cada vez menos beneficiários do RSI e temos problemas novos, nomeadamente, o desemprego de longa duração, famílias que tinham a sua vida equilibrada mas que, por causa do desemprego, ficaram sem nada. O que lhes resta é o RSI”, sublinhou Catarina Martins.

Na visita à Maia, a coordenadora bloquista denunciou ainda os “graves problemas de fiscalização” no setor ambiental. “O Estado parece incapaz de fiscalizar e inspecionar quem está a poluir e de ser rápido, célere, na resolução de problemas. Vezes de mais as populações queixam-se durante anos, anos e anos, os assuntos arrastam-se em tribunal, e não há ação nem das autarquias, nem da Agência Portuguesa do Ambiente”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório