BE acusa CDS de "fantasias sobre RSI" e de "propaganda insultando pobres"
A coordenadora do Bloco de Esquerda acusou o CDS de fazer "propaganda política" relativamente ao Rendimento Social de Inserção (RSI).
© Global Imagens
Política Catarina Martins
Numa visita à ETAR de Parada, na Maia, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins criticou o pedido do CDS-PP para apreciar, no Parlamento, as regras do Rendimento Social de Inserção (RSI), acusando os centristas de “fantasias sobre o RSI”.
“É inqualificável que quem assinou de cruz milhões de euros para o BES tente fazer propaganda política insultando os mais pobres dos pobres”, acusou Catarina Martins, citada pela RTP3. “Julgo que as regras do RSI tentam responder às necessidades efetivas e não às fantasias do CDS sobre o que é o RSI”.
A coordenadora do Bloco de Esquerda acusou ainda o CDS de ter despedido várias assistentes sociais durante o período em que esteve no poder e reforçou a importância do RSI para inúmeras famílias.
“Temos vindo a ter cada vez menos beneficiários do RSI e temos problemas novos, nomeadamente, o desemprego de longa duração, famílias que tinham a sua vida equilibrada mas que, por causa do desemprego, ficaram sem nada. O que lhes resta é o RSI”, sublinhou Catarina Martins.
Na visita à Maia, a coordenadora bloquista denunciou ainda os “graves problemas de fiscalização” no setor ambiental. “O Estado parece incapaz de fiscalizar e inspecionar quem está a poluir e de ser rápido, célere, na resolução de problemas. Vezes de mais as populações queixam-se durante anos, anos e anos, os assuntos arrastam-se em tribunal, e não há ação nem das autarquias, nem da Agência Portuguesa do Ambiente”, rematou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com