Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Viagens no Meu Distrito: Quem luta pelo 'trono' de Castelo Branco?

O atual presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco vai concorrer, novamente, nas eleições que estão agendadas para dia 1 de outubro.

Notícias ao Minuto

08:00 - 22/08/17 por Patrícia Martins Carvalho

Política Autárquicas

A cidade de Castelo Branco localiza-se na região Centro do país, na zona apelidada de Beira Baixa. Capital de distrito, Castelo Branco tem cerca de 34 mil habitantes e 19 freguesias. Os queijos, o mel e os bordados com fios de seda são os produtos típicos deste distrito cuja capital se encontra a meia centena de quilómetros de distância de Espanha.

A cidade de Castelo Branco foi considerada, em 2012, como a segunda capital de distrito com melhor qualidade de vida e, no ano passado, foi distinguida como sendo a melhor cidade do distrito para se viver, visitar e fazer negócios.

E no que diz respeito à política? Quais são as cores que predominam na cidade albicastrense?

Claramente é o cor-de-rosa, que é como quem diz o Partido Socialista, que domina há anos os desígnios do município de Castelo Branco.

Em onze eleições autárquicas (1976-2013), o PS conquistou a presidência da autarquia por seis ocasiões (1976, 1997, 2001, 2005, 2009 e 2013). Ou seja, há 20 anos que são os socialistas que 'mandam' na cidade. Por sua vez, o PSD saiu vencedor em três sufrágios e a extinta AD (Aliança Democrática) em apenas uma ocasião.

O atual presidente da Câmara é o socialista Luís Correia que, há quatro anos, conquistou 61,8% dos votos, uma maioria absoluta que lhe valeu a confiança para um segundo mandato e, por isso, é o candidato do PS às eleições de outubro.

À exceção do que se registou no sufrágio de 1976, o PS sempre conseguiu recolher mais de 60% dos votos na cidade de Castelo Branco, tendo sido em 2001 o auge da maioria com 70,7% dos votos.

Será que o predomínio 'rosa' vai terminar ao fim de duas décadas? E quem são os candidatos dos outros partidos que se preparam para lhe fazer frente? Fique a saber tudo na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório