Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Chumbo de banco de terras pelo PCP, "fogo amigo" na 'geringonça'

Vital Moreira acredita que poderá vir mais aí “fogo amigo”.

Chumbo de banco de terras pelo PCP, "fogo amigo" na 'geringonça'
Notícias ao Minuto

11:53 - 22/07/17 por Pedro Filipe Pina

Política Vital Moreira

A reforma florestal foi aprovada mas uma das alterações previstas, a que dizia respeito ao chamado ‘banco de terras’, foi chumbada o PCP ter votado contra ao lado do CDS e do PSD.

Para Vital Moreira, este chumbo “diminui significativamente o alcance” da reforma. Mas há aqui também uma leitura política a fazer.

Essa leitura foi feita pelo próprio numa publicação no blogue Causa Nossa, onde o antigo cabeça de lista do PS às Europeias de 2009 defende que estamos perante “um importante revés político, por oposição de um dos parceiros da geringonça”.

“O habitual consenso na ‘reversão da austeridade’ revela-se mais difícil de alcançar quando se trata de pôr no terreno outras reformas políticas do Governo. Como era de esperar, o ‘governo em negociação permanente’ tem os seus percalços”, acrescenta.

Vital Moreira questiona ainda se “esta clivagem na maioria parlamentar se deveu à especial sensibilidade política do caso para os comunistas (o que em si mesmo não deixa de ser uma surpresa), ou se se trata de ‘flexibilizar os músculos’ e lançar um ‘aviso à navegação’ sobre a batalha do orçamento, que se aproxima”.

Este “fogo amigo”, porém, “pode ser politicamente bem mais perigoso”, antecipa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório