Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

André Ventura "está a prestar o pior dos serviços" ao PSD

Ferreira Leite considera que André Ventura "pode ser o protagonista do que quiser, desde que não prejudique o partido". Discorda da decisão de Passos Coelho em manter o apoio ao candidato a Loures.

André Ventura "está a prestar o pior dos serviços" ao PSD
Notícias ao Minuto

23:45 - 20/07/17 por Notícias Ao Minuto

Política Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite abordou no seu espaço de comentário semanal na TVI 24 a polémica em torno das declarações de André Ventura, candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures. A antiga ministra das Finanças começou por afirmar que não considerava as declarações de André Ventura racistas.

"Tenho dificuldade em ver neste tipo de afirmação o problema do racismo, porque o racismo implica sempre a instigação do ódio. Não creio que seja o caso", disse Ferreira Leite, considerando que "no mínimo são de uma imprudência sem dimensão".

"É profundamente errado que se faça essa discussão estigmatizando seja que grupo for, isto é, essas políticas, estes problemas, essas soluções a propor não podem ter a ver com grupos específicos", referiu Ferreira Leite, que depois explicou o que considerava mais grave no meio desta polémica.

"Acho absolutamente condenável, e onde vejo a maior das relevâncias, é tratar-se de uma pessoa que disse isto em campanha eleitoral e que é candidato a presidente de Câmara em nome de um partido, neste caso o PSD".

Ferreira Leite lamentou que esta polémica e as opiniões de André Ventura fiquem associadas ao partido social-democrata. "Ele pode ser o protagonista do que quiser, desde que não prejudique o partido", acrescentando que o candidato "está a prestar o pior dos serviços que nesta altura poderia estar a prestar ao partido".

A antiga ministra das Finanças defendeu que o PSD "nunca foi racista, mas também nunca estigmatizou nenhum grupo", mas admitiu que esta polémica poderá deixar marcas. "Há aqui uma mácula, uma ferida que se marca no partido, que acho que deveria ser limpa imediatamente".

Ferreira Leite não compreendeu a decisão de Passos Coelho de manter o apoio do PSD a André Ventura. "Estou em total desacordo em que não se tenha cortado o mal pela raíz. Ou seja que ele não fosse candidato do partido à Câmara Municipal de Loures".

A social-democrata não tem dúvidas de que a oposição vai explorar esta polémica ao máximo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório