Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Ou Passos muda de atitude ou incitamento ao ódio racial pega de estaca"

Rui Tavares aplaude decisão do CDS de se afastar da candidatura de André Ventura e insta PSD a fazer o mesmo.

"Ou Passos muda de atitude ou incitamento ao ódio racial pega de estaca"
Notícias ao Minuto

14:15 - 19/07/17 por Carolina Rico

Política Rui Tavares

Em linha com as declarações de António Costa, Rui Tavares considera que Pedro Passos Coelho devia retirar o apoio ao candidato social-democrata em Loures, André Ventura.

O primeiro-ministro acusou o presidente do PSD de falta de coragem por manter o “candidato racista”, decisão que, disse, "desonra o partido que o apresenta, o líder que não lhe retira a confiança política e (…) a democracia portuguesa".

Para Rui Tavares, “das duas uma, ou Passos Coelho muda de atitude e ainda vai a tempo de retirar esta candidatura, ou arriscamo-nos a que o método do incitamento ao ódio racial como forma de ganhar votos pegue de estaca em Portugal”.

“Esteve bem o CDS — partido pelo qual não tenho qualquer afinidade — ao afastar-se desta candidatura. Esteve bem o primeiro-ministro ao dizer que o PSD se desonra se não fizer o mesmo. O problema é que não é só o PSD que se desonra. É a nossa democracia que corre o risco de ficar desonrada por não haver ação decisiva de Passos Coelho”, escreveu no seu Facebook.

“Portugal tem sido protegido deste tipo de política por duas coisas apenas: sorte e ninguém ter tido a ousadia de ir por este caminho. Se passa a haver quem franqueie esta fronteira, e se as lideranças políticas não tomam a sua responsabilidade de cortar pela raiz tal veleidade, acaba-se a sorte e passamos a ser um país onde a política racista e xenófoba terá o mesmo potencial de destruição do espaço cívico que tem noutros lugares”.

Recorde-se que numa entrevista ao Notícias ao Minuto André Ventura falou numa "excessiva tolerância com alguns grupos e minorias étnicas" e afirmou que "há minorias que se acham acima da lei".

As suas declarações acabaram por gerar indignação e motivaram uma queixa à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, à PGR e Ordem dos Advogados por parte de Fabian Figueiredo, candidato do Bloco de Esquerda em Loures.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório