Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PPM: "André Ventura falou de um problema que existe. Teve essa coragem"

Partido Popular Monárquico (PPM) mantém o seu apoio a André Ventura, com a 'Coligação primeiro Loures', e faz várias críticas às políticas implementadas em Loures no que respeita à comunidade cigana.

PPM: "André Ventura falou de um problema que existe. Teve essa coragem"
Notícias ao Minuto

21:47 - 18/07/17 por Anabela de Sousa Dantas

Política Autárquicas

O PPM afiançou esta terça-feira, através de comunicado enviado às redações, que mantém o seu apoio ao candidato André Ventura, que encabeça a ‘Coligação primeiro Loures’ (PSD/CDS-PP/PPM) nestas eleições autárquicas.

“No que nos diz respeito, o PPM decidiu manter-se na coligação com o PSD em Loures. Não nos deixamos impressionar com queixas-crime e muito menos com a campanha de deturpação e descontextualização das declarações do nosso candidato à presidência da Câmara Municipal de Loures, André Ventura”, escreve o comunicado.

A reação surge depois de o CDS-PP, membro da coligação, ter esta terça-feira anunciado que vai seguir “um caminho próprio” nas eleições autárquicas em Loures, justificando a sua decisão com um “profundo incómodo” com as declarações do candidato em relação à comunidade cigana.

Já depois do anúncio do CDS-PP, fonte da direção do PSD, também na coligação, disse à Lusa que o partido mantém o apoio ao candidato à Câmara Municipal de Loures.

O PPM sublinha que as políticas promovidas em Loures pelo “atual executivo e pelo governo de esquerda a nível nacional não criaram as condições de igualdade de oportunidades e de progresso que a comunidade cigana merece”.

“A nossa perspetiva é que o problema existe e que não deve ser ignorado. As políticas públicas junto da comunidade cigana devem reconhecer a identidade específica da comunidade”, acresce o PPM, referindo que o mesmo se aplica às políticas de emprego para esta comunidade, que devem estimular “as suas aptidões, gostos, competências e tradições”.

“André Ventura falou de um problema que existe e que tem de ser resolvido. Teve essa coragem. É execrável a instrumentalização política que o Bloco de Esquerda está a tentar fazer da comunidade cigana. Só agora é que se lembram dos ciganos? O que é que fizeram, na Assembleia da República, para melhorar e estimular a condição do Povo Cigano e o reconhecimento da sua identidade cultural específica? Como sempre, cavalgam uma polémica estéril e promovem o confronto”, refere o partido.

Recorde-se que André Ventura, candidato à Câmara Municipal de Loures, deu uma entrevista ao Notícias ao Minuto onde falou numa "excessiva tolerância com alguns grupos e minorias étnicas" e afirmou que "há minorias que se acham acima da lei". As suas declarações acabaram por gerar indignação e motivaram uma queixa à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial por parte de Fabian Figueiredo, candidato do BE em Loures.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório