Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Racismo na PSP. Ausência de Constança "é a prova de que não há ministra"

Marques Mendes considera que a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, "está muito diminuida politicamente"

Racismo na PSP. Ausência de Constança "é a prova de que não há ministra"
Notícias ao Minuto

23:18 - 16/07/17 por Melissa Lopes

Política Marques Mendes

Marques Mendes comentou este domingo, na SIC, a investigação do Ministério Público (MP) aos agentes da PSP da esquadra de Alfragide, acusados de tortura e racismo.

O comentador considera a situação "grave", mas enaltece a investigação "inédita e corajosa" do MP. "É muito importante porque temos que conhecer a verdade, por muito cruel que seja", nota.

Por outro lado, Marques Mendes diz-se surpreendido pela diferença de tratamentos entre a investigação do Ministério Público e a da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI).

"Esta acusação do MP é uma certa desautorização e uma certa bofetada à Inspeção Geral da Administração Interna que devia refeletir sobre o assunto", analisa o comentador. Por fim, Marques Mendes refere ter achado "estranho" não ter visto a ministra da Administração Interna, mas também o facto de o assunto não ter sido praticamente levantado por ninguém no debate do Estado da Nação.

"Perante uma situação grave, fora do vulgar, a ministra devia ter aparecido a falar, a dizer duas coisas muito simples. Por um lado, faça-se justiça em relação àqueles que prevaricaram, e em segundo lugar, a separar o trigo do joio: a circunstância de alguns agentes prevaricarem e terem comportamentos maus não significa que todos os agentes da PSP sejam prevaricadores", considera Marques Mendes, ajuizando de seguida: "Isto é a prova de que não há ministra, não há".

Daquilo que observa, Constança Urbano "está muito fragilizada, muito diminuída politicamente, e até um dia ser substituída é a ausência como agora se viu", remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório