Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Espanha, de olho em nós, aplaude postura de Costa no debate de ontem

"António Costa saiu reforçado graças ao trabalho dos parceiros políticos e da oposição", diz o El Pais.

Espanha, de olho em nós, aplaude postura de Costa no debate de ontem
Notícias ao Minuto

08:30 - 13/07/17 por João Oliveira

Política El País

Espanha aparenta ‘não tirar os olhos’ do país vizinho, no caso, o nosso. Atenta à atualidade nacional, a imprensa espanhola volta a analisar a prestação do Governo perante a nação e, sobre o debate em torno do estado da mesma, aplaude o trabalho de António Costa, mérito, porém, que não atribui só ao primeiro-ministro.

Horas depois do final do debate do Estado da Nação, o El Pais escrevia que António Costa entrava na sessão “vacilante mas saiu reforçado”, enaltecendo que até nem foi “necessário o trabalho dos seus deputados socialistas”.

De acordo com o que pode ler-se noo El Pais, “o trabalho dos parceiros Bloco de Esquerda e PCP” facilitou o do primeiro-ministro, sobretudo no confronto com a "oposição de Direita, que quis retirar dividendos da tragédia de Pedrógão Grande para ofuscar os feitos ao nível económico alcançados no último ano”.

Javier Martín, autor da análise, diz que “enquanto o Governo enfatizaria o seu bom desempenho económico ao longo do último ano e meio, a oposição só recordaria o último mês, período em que ocorreu o incêndio em Pedrógão, o assalto em Tancos e a demissão de três secretários de Estado”. Já em relação ao CDS, entende-se que tentou "minar a credibilidade do Governo”.

“Dois anos após uma união inédita, a solução governativa demonstra-se – contra qualquer prognóstico feito em 2015 – tão sólida como no primeiro dia. E embora as sondagens pareçam favorecer Costa, este não irá cair na tentação de antecipar eleições”, remata o artigo de opinião espanhol.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório