Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

"Quando saírem estes três, sairão mais alguns secretários de Estado"

Está para breve uma “mini-remodelação no Governo”. Mas “não sairá nenhum dos ministros em funções”, vaticina Luís Marques Mendes.

"Quando saírem estes três, sairão mais alguns secretários de Estado"
Notícias ao Minuto

21:14 - 09/07/17 por Goreti Pera

Política Marques Mendes

Luís Marques Mendes afirmou no seu espaço de comentário semanal na antena da SIC que, depois da demissão de três secretários de Estado, “é provável que saiam mais alguns secretários de Estado noutras áreas e noutros ministérios”.

São demissões que “já estavam anteriormente previstas, por razões pessoais, que acontecerão só depois do debate de Estado da Nação”, vaticinou o comentador, dando conta de que se aproxima “uma mini-remodelação apenas centrada em secretários de Estado. Não sairá, ao que parece por decisão do primeiro-ministro, nenhum dos ministros em funções”.

No que toca à demissão de três secretários de Estado hoje anunciada e aceite por António Costa, entende o antigo líder do PSD que “é um rombo para o Governo, porque são três secretários de Estado que estão em postos-chave (Economia, Assuntos Fiscais e Internacionalização), são três bons secretários de Estado e são altamente ligados ao primeiro-ministro”.

Em todo o caso, na opinião de Marques Mendes, “nem eles, nem o primeiro-ministro tinham alternativa”, pelo que “fizeram bem em pedir para ser constituídos arguidos e para sair do Governo”.

Recorde-se que as demissões de Jorge Costa Oliveira, Fernando Rocha Andrade e João Vasconcelos estão relacionadas com as viagens pagas pela Galp a elementos do Governo que, desta forma, assistiram a jogos do Euro2016 em França.

A este respeito, o comentador político Marques Mendes frisa que esta é uma “oportunidade para António Costa fazer uma remodelação maior”, algo que, a seu ver, não acontecerá. Exceção feita apenas para a eventual saída da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, “se for forçada pelas circunstâncias”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório