Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Popularidade de Costa desce mas intenções de voto no PS sobem

Distância entre socialistas e sociais-democratas voltou a aumentar, de acordo com o barómetro da Eurosondagem.

Popularidade de Costa desce mas intenções de voto no PS sobem
Notícias ao Minuto

19:58 - 07/07/17 por João Oliveira

Política Eurosondagem

O barómetro da Eurosondagem, realizado para a SIC e Expresso já depois dos incêndios de Pedrógão Grande, apurou que o Partido Socialista ganharia as eleições se estas se realizassem hoje, com 40,4% dos votos, mais 0,4 pontos percentuais (pp) face ao último barómetro.

Este último valor (0,4 pp) é, por sinal, o mesmo que define a descida das intenções de voto no Partido Social-Democrata (PSD), que teria 28,6% dos votos se as eleições se realizassem hoje.

Quanto aos restantes partidos, o Bloco de Esquerda recolheria 8,5% dos votos (praticamente os mesmos da última sondagem), enquanto que a CDU garantia 7,8%.

CDS e o PAN teriam, de acordo com o estudo da Eurosondagem, 6,2% e 1,3% dos votos, respetivamente.

Os resultados provam, assim, que os incêndios de Pedrógão e a ainda decorrente investigação ao assalto de Tancos, não fizeram 'mossa' na estrutura da 'Geringonça'.

Quanto à popularidade, Marcelo Rebelo de Sousa ganha cada vez mais simpatizantes, apresentando um grau de 60,9%, com mais 0.3 pontos percentuais face ao último barómetro.

António Costa, por seu lado, vê a popularidade descer 0.6 pontos percentuais. O mesmo sucede com os restantes líderes parlamentares, tanto Jerónimo de Sousa como Pedro Passos Coelho, Catarina Martins e Assunção Cristas apresentam quedas, que variam entre 1,1 pontos percentuais (no caso de Cristas) e 0,7 pp (como aconteceu com Jerónimo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório