Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Jerónimo acusa outros de "quererem rasurar da história papel" do PCP

O líder do PCP salientou hoje a importância do partido na revolução de 25 de abril, acusando outros de quererem "rasurar da história esse papel ímpar do Partido Comunista Português", num discurso em Nogueira da Regedoura.

Jerónimo acusa outros de "quererem rasurar da história papel" do PCP
Notícias ao Minuto

22:59 - 04/07/17 por Lusa

Política Revolução

Na homenagem ao "camarada Ferreira Soares", assassinado há 75 anos pela Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE, que depois foi convertida na PIDE), Jerónimo de Sousa exaltou "os lutadores e os mártires" comunistas na época do Estado Novo e assinalou as diferenças do "Portugal dos anos quarenta", com o "Portugal da segunda década do século XXI", onde "outrso" querem rasurar a história do partido.

"Recordar e homenagear hoje o camarada António Ferreira Soares, a sua postura de militante comunista de resistente antifascista, para além de um ato da mais elementar justiça, é também uma forma de dar resposta e combate às operações visando o branqueamento do fascismo e o silenciamento e condenação dos que o enfrentaram e lhe resistiram heroicamente", explicou o secretário-geral comunista.

Jerónimo de Sousa sublinhou ainda a história do partido, "que nunca se quedou perante a repressão", que "teve um papel determinante na construção do regime democrático e que tem estado na primeira linha de resistência contra a política de direita", que apontou ser a da destruição dos valores de 25 de abril.

"Há quem queira rasurar da história esse papel ímpar do Partido Comunista Português. Há quem queira apagar a importância, o conteúdo e o significado da resistência antifascista e do papel nela desempenhado pela PCP, numa operação que é parte integrante da ação de denegrimento dos comunistas, do seu projeto e do seu ideal transformador e libertador", apontou.

Sobre as transformações no panorama político, económico e social desde a década de 40, o líder do PCP frisou que muita coisa mudou no mundo e no país "resultado das alterações operadas na economia, nas forças produtivas e nas relações de produção, com o processo de expansão da exploração capitalista a nível planetário".

"Mudou muito com o desenvolvimento técnico e científico que permitiu criar mais riqueza no mundo e em Portugal. Mas apesar do aumento imenso da riqueza criada, os mais ricos tornaram-se mais ricos e os pobres ficavam um pouco mais pobres", afirmou.

Jerónimo de Sousa prosseguiu, dizendo que as "causas porque lutava António Ferreira Soares, são as causas que dão sentido aos combates de hoje", numa luta pelo ideal comunista.

"Uma luta que é sempre pela liberdade e democracia, sempre pela independência e soberania de Portugal. Sempre tendo os valores de abril como referência maior, ao lado dos trabalhadores e do povo. E sempre tendo no horizonte a construção de uma sociedade liberta da exploração do homem por outro homem, e a firme determinação de prosseguirmos essa luta o tempo que for necessário é a melhor homenagem e tributo à memória do camarada Ferreira Soares", finalizou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório