Filipe Araújo e Catarina Araújo em 2.º e 3.º lugares na lista de Moreira

O vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, é o número dois na lista de Rui Moreira à presidência do município, seguido por Catarina Araújo, "uma das caras da renovação" da recandidatura, hoje apresentada.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
02/07/2017 08:40 ‧ 02/07/2017 por Lusa

Política

Autárquicas

A lista de candidatos integra em quarto lugar Ricardo Valente, eleito pela candidatura Porto Forte em 2013 (encabeçada por Luís Filipe Menezes) e que recebeu de Rui Moreira o pelouro da Economia há cerca de um ano, seguido pelo arquiteto Pedro Baganha, que foi adjunto do vereador socialista do Urbanismo Correia Fernandes, no presente mandato.

Seguem-se Cristina Pimentel, atual vereadora da Mobilidade; Fernando Paulo, atual diretor municipal da presidência da Câmara do Porto; Manuel Aranha, que entrou para o executivo a meio do mandato e assumiu as pastas do Comércio, Turismo e Fiscalização; e Helena Tavares, que já foi candidata há quatro anos e é atual adjunta do vereador do Comércio e Turismo.

Daniel Freitas, o mais jovem candidato, com 26 anos, e atual adjunto do vereador da Inovação e Ambiente; Isabel Martins, que volta a fazer parte do movimento independente como candidata; Isabel Mene´res Campos, professora universitária que se estreia na lista; e Nuno Lemos, também uma novidade como candidato e atual administrador da Porto Lazer, são os restantes nomes da lista do movimento independente "Rui Moreira, Porto o Nosso Partido".

Como suplentes, Rui Moreira irá contar com o locutor de rádio A´lvaro Costa, a gestora Marta Arau´jo, o chef He´lio Loureiro, Maria Helena da Costa Ferreira e o ex-piloto de Fórmula 1 Pedro Matos Chaves.

Trata-se, segundo o movimento independente "Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido", de uma lista com "uma média de idades inferior a 45 anos" e com "uma maior representação feminina" do que obriga a Lei da Paridade.

À Assembleia Municipal, a candidatura apresenta uma lista independente com Miguel Pereira Leite como cabeça de lista, que já assume a presidência daquele órgão.

Às Juntas de Freguesia, o movimento de Rui Moreira recandidata cinco presidentes de junta: Bonfim - José Carvalho, Ramalde - António Gouveia, União de Freguesias de Aldoar, Foz e Nevogilde - Nuno Ortigão, União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória - António Fonseca, e União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos - Sofia Maia.

Nas duas Juntas de Freguesia onde o "Nosso Partido é o Porto" não lidera, apresenta, na Campanhã, Cândido Correia (o mesmo nome de 2013), e, em Paranhos, Paulo Jorge Teixeira.

O movimento independente "Rui Moreira, Porto o Nosso Partido" lançou hoje formalmente a sua candidatura para o novo ciclo autárquico. A apresentação decorreu na Avenida das Tílias do Palácio de Cristal e contou com a presença de todos os candidatos independentes aos diferentes órgãos autárquicos, e com a presença de apoiantes.

Rui Moreira, empresário, 60 anos, foi o primeiro independente eleito presidente da Câmara do Porto e recandidata-se a um segundo mandato, com o apoio formal do CDS, que prescindiu de candidato próprio.

Eleito com 39,25% dos votos em 2013, o independente assegurou a governabilidade da cidade com um acordo pós-eleitoral com o PS. Elegeu seis vereadores, ficando a um mandato de obter maioria absoluta. Venceu também a eleição para a Assembleia Municipal e em cinco das sete Juntas de Freguesia.

Para as autárquicas deste ano, o PS decidiu em maio avançar com um candidato próprio, Manuel Pizarro, após o movimento independente de Rui Moreira ter anunciado que prescindia do apoio dos socialistas à recandidatura do autarca.

Na corrida à câmara do Porto, para as eleições de 01 de outubro, somam-se como candidatos o independente Álvaro Almeida, apoiado pelo PSD e pelo PPM, João Teixeira Lopes, pelo BE, e Ilda Figueiredo, pela CDU.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas