Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"Discussão sobre os incêndios está na base do insulto e do passar culpas"

Manuela Ferreira Leite lamenta que partidos políticos pareçam estar a querer tirar “dividendos políticos” da tragédia de Pedrógão Grande. A antiga ministra das Finanças diz que é necessário “consenso” para a reforma florestal.

"Discussão sobre os incêndios está na base do insulto e do passar culpas"
Notícias ao Minuto

23:40 - 29/06/17 por Notícias Ao Minuto

Política Ferreira Leite

A tragédia de Pedrógão Grande continua a marcar a atualidade em Portugal e foi debatida ontem e hoje no Parlamento. Mas Manuela Ferreira Leite discorda da forma como o tema está a ser abordado pelos partidos.

“É a pior forma de abordar o problema porque dá a sensação que cada uma das partes envolvidas nas discussões estão a querer tirar dividendos políticos de uma tragédia”, disse Ferreira Leite no seu comentário semanal na TVI 24, acrescentando que “a discussão sobre os incêndios está na base do insulto e do passar culpas”.

Ferreira Leite mostrou-se impressionada “com o nível dos decibéis na Assembleia da República”, quando o caminho deveria ser outro na opinião da social democrata.

“Entrar na discussão na base da agressividade, na luta política, quando no meio desta desgraça seria mais adequado que todos se sentassem a uma mesa e que, sem ser aos gritos, tentassem ajustar-se e ver qual é que é um plano e projeto para o país e verem medidas de fundo, que todos os anos são anunciados e todos os anos não são executados”.

Manuela Ferreira Leite considera que a reforma florestal só pode ser conseguida com “consenso” e que não adianta atribuir culpas aos intervenientes. A antiga ministra das Finanças considera que a discussão em torno da demissão da Ministra da Administração Interna “não vale a pena” e disse não ter dúvidas que “cada um dos intervenientes deu o melhor de si” nesta situação.

Sobre o SIRESP, Ferreira Leite diz que é preciso perceber o que se passa com a rede de comunicação. “Se o SIRESP não funciona, tem de se perceber como pode funcionar”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório