Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

PS assina coligação com Helena Roseta e independentes para Lisboa

O candidato do PS à Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, formalizou hoje um acordo coligatório com o movimento Cidadãos Por Lisboa (CPL), que se estende à Assembleia Municipal, e Helena Roseta será cabeça de lista a este órgão.

PS assina coligação com Helena Roseta e independentes para Lisboa
Notícias ao Minuto

13:42 - 28/06/17 por Lusa

Política Autárquicas

O acordo assinado hoje prevê que "as partes apresentar-se-ão a sufrágio integradas nas listas do Partido Socialista para a Câmara Municipal [CML] e para a Assembleia Municipal [AML]".

De acordo com o documento, ao qual a agência Lusa teve acesso, "na lista para a Câmara Municipal caberá ao PS a indicação dos dois primeiros lugares e aos CPL a indicação do terceiro lugar".

Este lugar será ocupado por Paula Marques (atual vereadora da Habitação), afirmou a líder dos CPL, Helena Roseta, durante a cerimónia de assinatura do acordo.

O PS tem vindo a contar, desde 2009, com o apoio dos movimentos independentes Cidadãos por Lisboa (liderado por Helena Roseta) e Lisboa é Muita Gente (encabeçado por José Sá Fernandes).

Durante a sua intervenção, a líder dos CPL - que é atualmente a presidente da AML, eleita pelo mesmo movimento -, anunciou que será a cabeça de lista a este órgão, porém, apontou, "ainda não há lista" constituída.

O acordo firmado hoje na Associação José Afonso, em frente à Assembleia da República, prevê que "os candidatos indicados pelo movimento CPL terão nas listas do PS estatuto de candidatos independentes".

"A ordenação dos candidatos nas listas será feita de acordo com o método de Hondt, com base nos resultados eleitorais obtidos em 2007, respetivamente pelo PS e pelos CPL, nas eleições intercalares" à Câmara, pode ler-se no documento.

Os CPL apresentarão também um cabeça de lista à Junta de Freguesia das Avenidas Novas, que será a atual deputada municipal Ana Gaspar.

Neste caso, cabe também aos Cidadãos por Lisboa "a indicação do primeiro lugar na lista para a Assembleia de Freguesia, sem prejuízo de poder haver outros cidadãos ou cidadãs propostos pelos CPL, integrados nessa ou noutras listas do PS candidatas às restantes freguesias".

"As listas resultantes do presente acordo não constituem uma individualidade distinta do partido e do movimento que as integram, os quais continuarão a organizar-se de forma autónoma findas as eleições, sendo os independentes eleitos do movimento CPL reconhecidos pelos eleitos do PS, para todos os efeitos, como uma força política própria", antevê o texto.

O documento prevê ainda que as forças políticas irão "contribuir para a estruturação do novo executivo municipal e respetiva definição de pelouros", nomeadamente nas áreas da "habitação e desenvolvimento local, dos direitos sociais, da participação cidadã e dos recursos humanos e financeiros do município", pastas que os CPL ocuparam neste mandato.

Durante a sua intervenção, o candidato e atual presidente da CML, Fernando Medina, apontou que este acordo, firmado com "total naturalidade", não constitui um "ato formal de continuidade", mas sim "um novo ciclo político" na cidade.

Antevendo um "mandato difícil" caso seja eleita, Helena Roseta afirmou ter "consciência que Lisboa mudou muito" e "tem novos desafios", "por isso mesmo é que isto é um novo ciclo".

Na cerimónia de assinatura do acordo estiveram o vice-presidente da Câmara, Duarte Cordeiro, os vereadores João Paulo Saraiva (Finanças), Carlos Manuel Castro (Proteção Civil), José Sá Fernandes (Estrutura Verde), Paula Marques (Habitação), e deputados municipais dos CPL e do PS.

Também o líder do partido Livre, Rui Tavares, que apoia esta candidatura, marcou presença na cerimónia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório