Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Marcelo fez uma justíssima crítica a si próprio"

Além de Marcelo Rebelo de Sousa, também António Costa foi alvo de críticas.

"Marcelo fez uma justíssima crítica a si próprio"
Notícias ao Minuto

23:14 - 27/06/17 por Pedro Filipe Pina

Política José Miguel Júdice

Acho que o Presidente da República fez uma justíssima crítica a si próprio” ao ter exigido no último sábado uma resposta rápida e exaustiva sobre todo o caso em torno da tragédia de Pedrógão Grande, considerou José Miguel Júdice no lançamento do seu comentário na antena da TVI24.

Para o comentador, esta foi uma declaração diferente, por parte de Marcelo, da que fez no sábado anterior, dia em que as chamas fizeram vítimas no concelho de Pedrógão Grande. “Perdeu uma boa ocasião para estar calado”, diz mesmo Júdice sobre Marcelo ter dito então que se fez tudo o que se podia.

“Acho que Marcelo Rebelo de Sousa às vezes não consegue controlar-se. Continua a ser um bocado um comentador. Mas, espantosamente, se fosse comentador, não teria dito nada muito diferente do que eu disse”, afirmou mesmo.

“Ele era um crítico e passou a ser um otimista. Acho que fez bem em mudar”, disse ainda Júdice sobre o Presidente. “O que ele não deve é, no meio de um incêndio, ter aquela coisa tão portuguesa de ‘todos fizeram o que tinham a fazer’, o que não é verdade”.

Para Júdice, há ainda algo que o tem deixado mal impressionado: António Costa “ainda não ter vindo pedir desculpa”.

“Eu não estou a dizer que ele [António Costa] seja culpado pelo que aconteceu”, diz, fazendo uma distinção entre responsabilidades e culpas. “Vai demorar a saber quem é culpado. Já se sabe que serão vários culpados. Não sabemos é a percentagem da culpa”

“Quem falhou foram entidades públicas, de um modo geral”. Costa, ao ser figura máxima do Governo português, deveria ter “assumido responsabilidade”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório