Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Eucaliptos levam a esclarecimento do Governo com críticas à imprensa

"Causa estranheza que todas as notícias se refiram exclusivamente ao eucalipto", salienta o Governo.

Eucaliptos levam a esclarecimento do Governo com críticas à imprensa
Notícias ao Minuto

16:38 - 25/06/17 por Pedro Filipe Pina com Lusa

Política Ministério

A tragédia de Pedrógão Grande, onde 64 pessoas perderam a vida nos incêndios, levou a que o debate em torno dos eucaliptos voltasse a fazer parte da ordem do dia.

Em causa está o desafio do ordenamento florestal e, sobre essa questão, o Governo rechaça algumas críticas que, em certos setores, lhe foram apontadas.

A intervenção estatal precisamente na área do eucalipto levou o Governo, através de um esclarecimento enviado às redações pelo ministério da Agricultura, a reagir.

Diz o ministério da Agricultura que, na proposta de reforma florestal, são proibidas novas plantações de eucaliptos, "exceto em áreas de povoamentos já existentes e mediante planos de gestão e ordenamento previamente aprovados".

Especificamente, adianta o Executivo que “abriu três concursos no montante global de 27 milhões de euros para promover o ordenamento da área existente de eucalipto (9 milhões de euros), para promover ordenamento do pinheiro bravo (9 milhões de euros) e para promover o adensamento e a expansão do Montado de sobro e azinho (9 milhões de euros)”.

“Causa estranheza que todas as notícias se refiram exclusivamente ao eucalipto, transmitindo a ideia de que o Governo se prepara para apoiar novas plantações de eucalipto, ideia que não corresponde minimamente à verdade”, pode ler-se no esclarecimento.

“Considera-se igualmente estranho o facto de o mesmo Governo que ao longo do último ano foi permanentemente fustigado na comunicação social por ter aprovado uma proposta legislativa que visa travar a expansão da área de plantação de eucalipto, tal como está previsto no seu Programa, tenha passado a ser considerado defensor da plantação de novas áreas de eucaliptos apenas no espaço de uma semana, sem que isso mereça qualquer reflexão por parte dessa mesma comunicação social”, aponta-se ainda no mesmo comunicado.

Segundo a agência Lusa, a área destruída por estes incêndios - iniciados em Pedrógão Grande, no distrito de Leira, e em Góis, no distrito de Coimbra - corresponde a praticamente um terço da área ardida em Portugal em 2016, que totalizou 154.944 hectares, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna divulgado pelo Governo em março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório