Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Melhor cidade para agência europeia do medicamento? Passos prefere Porto

“Evitar a macrocefalia seria excelente”, defendeu o líder do maior partido da oposição, questionado sobre a melhor localização para a EMA.

Melhor cidade para agência europeia do medicamento? Passos prefere Porto
Notícias ao Minuto

11:06 - 22/06/17 por Carolina Rico

Política Passos Coelho

Os líderes da União Europeia reúnem-se entre hoje e sexta-feira em Bruxelas, num Conselho onde serão adotados os critérios para a eleição das cidades que acolherão a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), à qual Portugal concorre, e a Autoridade Bancária Europeia (EBA).

Questionado pelos jornalistas a propósito de qual a sua preferência para a localização da EMA – Porto ou Lisboa? O líder da oposição opta por apontar a Invicta.

“Do ponto de vista pessoal, parece-me importante evitar a macrocefalia. Se for possível que ela [a EMA] se situe numa outra zona do país que não seja aquela que já acolhe as agências que existem, seria excelente”.

A prioridade é, contudo, destacou, conhecer os critérios. “É importante o Governo em Portugal apure com rigor quais são as cidades que estão em condições de preencher esses critérios para ter uma candidatura bem sucedida”, ressalvou.

“O nosso interesse é que essa agência possa fixar-se em Portugal”, mesmo não sendo fácil, admite Passos Coelho, visto que já há duas agências europeias no país enquanto outros não têm nenhuma.

O presidente do PSD, estará hoje em Bruxelas para participar na tradicional mini-cimeira do Partido Popular Europeu (PPE) que antecede os Conselhos Europeus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório