Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Greve em dia de exames nacionais "é uma farsa", acusa PSD

O PSD lamentou hoje que os sindicatos e o Governo não tenham evitado uma greve em dia de exames nacionais e acusou Fenprof, PCP e BE de "uma farsa" para se distanciarem de um Governo "do qual são cúmplices".

Greve em dia de exames nacionais "é uma farsa", acusa PSD
Notícias ao Minuto

17:30 - 21/06/17 por Lusa

Política Duarte Marques

"O PSD vem lamentar a situação criada por uma greve em dia de exames nacionais", afirmou o deputado social-democrata Duarte Marques em declarações aos jornalistas no parlamento, frisando que o período de exames é uma altura de ansiedade para professores e alunos.

Para o PSD, disse, esta greve "é uma farsa, uma forma que encontraram para se distanciarem de medidas de um Governo do qual são cúmplices".

"Em particular a Fenprof, o PCP e o BE aproveitaram este exame de alunos para tentarem branquear aquilo que é a sua cumplicidade num ano perdido ou de poucas reformas e reversões na área da educação", criticou Duarte Marques, lamentando que não tenha existido capacidade do Governo e "bom senso" dos sindicatos para evitar esta greve.

Os professores fazem hoje greve, para a qual foram decretados serviços mínimos, em dia de exames nacionais do ensino secundário e provas de aferição do ensino básico.

A paralisação é convocada pelas principais estruturas sindicais de docentes, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), afeta à CGTP-In, e a Federação Nacional da Educação, afeta à UGT.

Num primeiro balanço, as estruturas sindicais referiram que centenas de escolas encerraram em todo o país.

Os sindicatos decidiram avançar com a greve, após sucessivas reuniões inconclusivas com o Ministério da Educação, inclusive na véspera da paralisação, apresentando como reivindicações a abertura de concursos de vinculação extraordinária para docentes contratados, um regime especial de aposentação, o descongelamento de carreiras e uma redefinição dos horários de trabalho.

O Ministério da Educação assegurou estarem reunidas as condições para que os exames nacionais e as provas de aferição se realizem dentro da "necessária normalidade" com a fixação dos serviços mínimos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório