Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Pedrógão Grande: "País não esteve à altura" da confiança dos cidadãos

O PSD afirmou hoje que "o país não esteve à altura" da confiança dos cidadãos no fim de semana, defendendo que "terá de chegar" o momento de apurar eventuais falhas e responsabilidades no incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande.

Pedrógão Grande:  "País não esteve à altura" da confiança dos cidadãos
Notícias ao Minuto

17:00 - 21/06/17 por Lusa

Política Matos Correia

"No passado fim de semana 64 pessoas confiaram: confiaram umas que podiam estar tranquilamente em suas casas, confiaram outras que podiam dar um passeio com uns amigos, confiaram outras que lhes era possível gozar uns dias de férias", referiu o deputado do PSD e vice-presidente da Assembleia da República Matos Correia, na sessão parlamentar evocativa em memória das vítimas do incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria.

Para Matos Correia, esses cidadãos confiaram que "as instituições seriam capazes de os proteger perante um perigo com que se defrontassem".

"O país, no entanto, não esteve à altura dessa confiança", lamentou.

Considerando que "este não é o momento ainda para analisar falhas e apurar responsabilidades, se as houver", Matos Correia defendeu que "esse momento tem de chegar".

"Porque a busca da verdade tem sempre de ser numa democracia consolidada como a nossa uma preocupação central, porque só a perceção do que terá corrido bem poderá ajudar-nos a refletir sobre o modo como estas catástrofes podem ser evitadas ou fortemente minimizadas", afirmou.

O deputado social-democrata considerou que "o diagnóstico das fragilidades do país neste domínio está feito", mas alertou que as ocorrências deste ano "atingiram dimensões sem precedentes", sobretudo em termos de vítimas civis.

"É precisamente esta diferença tão marcante entre passado e presente que exige um apuramento exaustivo do que se terá passado", disse, considerando que essa será a melhor forma de "garantir que este drama não mais se repetirá" e o "melhor modo de honrar a memória" dos afetados pelo incêndio.

Para o PSD, "Portugal não pode estar condenado ano após ano a viver com o receio e a angústia de enfrentar tragédias" como a atual.

José Matos Correia aproveitou a ocasião para reiterar, em nome do partido, palavras de homenagem e conforto às vítimas e de gratidão aos que estão no terreno, apontando os bombeiros como "um exemplo de coragem, de determinação e amor ao próximo".

Com uma palavra de esperança aos feridos e para as comunidades afetadas, o deputado do PSD salientou que o voto de pesar hoje aprovado expressa não apenas o sentimento dos deputados, mas "de todo um país e de todo um povo".

"Honrar a memória dos 64 mortos impõe como imperativo ético que não nos conformemos com a inevitabilidade destas tragédias", defendeu.

O PSD já propôs a constituição de uma Comissão Técnica Independente para apurar eventuais responsabilidades, cuja forma de constituição de funcionamento deverá ser discutida na próxima conferência de líderes.

O líder da bancada do PS já disse hoje à agência Lusa que os socialistas estão disponíveis para viabilizar esta iniciativa.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e 179 feridos, segundo um balanço divulgado hoje.

Este incêndio já consumiu cerca de 26.000 hectares de floresta, de acordo com dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório