Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

PS frisa que eleições autárquicas não são o fim da legislatura

O dirigente socialista Porfírio Silva advertiu hoje que as eleições autárquicas não podem ser encaradas como o fim da legislatura e defendeu que quem considera insuficientes os progressos na educação é porque está distante da realidade.

PS frisa que eleições autárquicas não são o fim da legislatura
Notícias ao Minuto

18:23 - 08/06/17 por Lusa

Política Porfírio Silva

Porfírio Silva, membro do Secretariado Nacional do PS, falava no debate quinzenal na Assembleia da República, num discurso em que procurou sintetizar as medidas já tomadas pelo atual Governo para o setor da educação.

Numa alusão a críticas que têm sido feitas ao atual executivo, parte delas também vindas dos partidos que suportam o Governo no parlamento, Porfírio Silva declarou: "Roma e Pavia não se fizeram num dia" e "engana-se quem pensa que as eleições autárquicas são o fim da legislatura".

Antes, a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, tinha avisado o primeiro-ministro que as medidas para a educação "não podem ser verbo-de-encher" - caraterização que António Costa rejeitou imediatamente.

Já na parte final do debate, Porfírio Silva defendeu que, no último ano e meio, o atual Governo adotou medidas como a gratuitidade dos manuais escolares, um novo modelo de avaliação no Básico, uma estratégia para a redução de alunos por turma e, em simultâneo, para a valorização da carreira docente.

Porfírio Silva referiu em seguida que estão em curso medidas para a valorização do ensino profissional, para a formação de adultos, para o aumento do número de professores vinculados e de assistentes operacionais nas escolas.

Neste contexto, o dirigente socialista concluiu: "Nunca houve tantos professores na escola como neste ano. Quem diga que isto é pouco, então, por certo, não está a olhar com suficiente proximidade para a realidade", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório