Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Falta de apoio a Teresa Morais: "Será por ser mulher?"

Carlos Abreu Amorim, deputado do PSD, manifesta incompreensão pela ausência de apoio à candidatura de Teresa Morais para o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (CFSIRP).

Falta de apoio a Teresa Morais: "Será por ser mulher?"
Notícias ao Minuto

08:35 - 07/06/17 por Anabela de Sousa Dantas

Política Abreu Amorim

É esta quarta-feira decidida a eleição de Teresa Morais (PSD) para o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (CFSIRP), uma eleição que tem feito correr alguma tinta por causa da falta de apoio do PS, que surge sem razão aparente, pelo menos a nível profissional (foi bastante elogiada na audição em comissão parlamentar por todos os partidos).

O PSD já acusou, inclusive, o PS de ter "uma razão oculta e secreta" para não apoiar esta candidatura.

Carlos Abreu Amorim junta-se às vozes de crítica, através de uma publicação no seu perfil de Facebook.

“Teresa Morais foi eleita por duas vezes para o Conselho de Fiscalização das Secretas. A sua ação foi sempre elogiada por todos”, começou por escrever.

“Mesmo aqueles que agora lhe negaram apoio, inventando motivos sem razão, foram incapazes de negar a evidência durante a sua audição pública. Por mais que me esforce não consigo perceber o que pretendem os que a querem vetar. Será por ser mulher? Porque preferem um perfil mais macio e permissivo? Serão razões mais ‘secretas’ do que as Secretas propriamente ditas?”, acrescenta o social-democrata.

Segundo a lei, CFSIRP é um órgão de fiscalização dos serviços de informações portugueses, composto por "três cidadãos de reconhecida idoneidade e no pleno gozo dos seus direitos civis e políticos" que são eleitos pela Assembleia da República por voto secreto e maioria de dois terços dos deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório