A presidência de Donald Trump tem sido marcada por diversas polémicas e por muitas críticas. Um cenário que Edite Estrela suspeita que não vá mudar. Num artigo de opinião que foi publicado no site Ação Socialista, a socialista sugere que não vale a pena continuar “à espera do milagre da decência” por parte do líder norte-americano, já que este “não presta”.
Referindo-se às decisões tomadas por Trump e às polémicas que o envolvem, Edite Estrela escreve que “as trumpices do novo inquilino da Casa Branca já dão para um catálogo do que um presidente civilizado e democrático não deve fazer. Trump não presta, mas é o presidente do país mais poderoso do mundo”.
A socialista insiste que “Trump já ultrapassou várias linhas vermelhas” com algumas das decisões tomadas na sua presidência, que lhe valeram uma chuva de “críticas e indignação”. As mais recentes devido à decisão do Presidente dos Estados Unidos de abandonar o Acordo de Paris.
Edite Estrela critica esta decisão de Trump que desrespeita “a opinião da comunidade científica e ignorando os relatórios do Pentágono e a opinião da generalidade das companhias americanas do setor energético, incluindo as petrolíferas, que se manifestaram contra a saída do Acordo de Paris”.
Aproveitando as recentes declarações de António Guterres, que apelou para que o mundo implemente o Acordo de Paris, Edite Estrela considera que está na altura de a “Europa voltar a liderar o processo para substituir o Protocolo de Quioto por um mais ambicioso Acordo de Paris”.