Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Estragos no Convento de Tomar a reboque de filme. Críticas abundam

José Soeiro deixa críticas à Direção-Geral do Património Cultural pelos estragos causados no Convento de Cristo durante rodagem de filme de Terry Gilliam. Também o deputado Duarte Marques pede que se apurem “responsabilidades” pelo que aconteceu.

Estragos no Convento de Tomar a reboque de filme. Críticas abundam
Notícias ao Minuto

08:50 - 05/06/17 por Notícias Ao Minuto

Política Reação

Os estragos causados no Convento de Cristo, em Tomar, durante a rodagem do filme 'O Homem que Matou D. Quixote' de Terry Gilliam está a gerar indignação e críticas por parte de alguns deputados da Esquerda e da Direita.

José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda, recorreu ao Facebook para deixar críticas à atuação da autoridade responsável, a Direção-Geral do Património Cultural. Soeiro considera que “a ideia, que se tem generalizado, de que o património deve ser posto ‘a render’ é perigosa e perversa”. E não perde tempo a apontar o dedo à DGPC. “Quando a falta de cuidado de quem deve zelar pelo interesse público se soma à falta de respeito de quem acha que deve ser tudo dele, dá nisto”. O deputado bloquista pede “que se tirem as devidas consequências” agora.

Uma opinião partilhada pelo deputado Duarte Marques do PSD, que pediu na sua conta de Facebook que se apurem “as responsabilidades” e que também exige “consequências” pelos danos causados no Convento de Cristo. Duarte Marques realça que este é “provavelmente” o seu “monumento nacional preferido” e que ao longo dos últimos anos se esforçou “para o divulgar, para que o Presidente da República inaugurasse as obras da ‘Charola’ e para que mais mecenas ajudassem”.

Perante o cenário descrito no Convento de Cristo, Duarte Marques mostra-se chocado e escreve que esta situação “não vai ficar assim”.

De resto, a DGPC já anunciou que vai abrir um inquérito para apurar “a veracidade” dos estragos no Convento de Cristo. Durante a rodagem do filme ter-se-ão partido pedras centenárias e também terá sido feito uma fogueira de que chegou a atingir os 20 metros de altura junto à ‘Janela do Capítulo’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório