Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Almaraz: PSD de Castelo Branco desiludido com Governo

A distrital de Castelo Branco do PSD manifestou hoje desilusão com o Governo português após a Cimeira Ibérica e acusou-o de se colocar numa posição "subserviente" relativamente ao encerramento da central nuclear espanhola de Almaraz.

Almaraz: PSD de Castelo Branco desiludido com Governo
Notícias ao Minuto

10:10 - 31/05/17 por Lusa

Política Cimeira Ibérica

"Cabia ao Governo da República Portuguesa, ao primeiro-ministro, ao ministro dos Negócios Estrangeiros e ao ministro do Ambiente demonstrar a importância deste tema [Almaraz] e colocá-lo na agenda política da Cimeira Ibérica que decorreu em Vila Real e defendê-lo com unhas e dentes", lê-se num comunicado da distrital social-democrata.

A Comissão Política Distrital do PSD de Castelo Branco adianta que está desiludida pela forma como o Governo português não impôs a avaliação da decisão sobre uma das questões mais importantes no relacionamento bilateral, colocando-se numa posição "subserviente" em relação ao encerramento da central.

"Esta é uma questão de interesse nacional e percebeu-se nesta Cimeira Ibérica que, para Espanha, o encerramento de Almaraz, para além de não ser prioritário, nem sequer consta da agenda política do nosso país vizinho" afirmam.

Esta desvalorização constante do interesse nacional expressa no servilismo político manifestada nesta Cimeira Ibérica desfoca a importância de uma questão que é essencial para o bem-estar de todo um território fronteiriço, diz ainda aquela estrutura partidária.

"A pergunta impõe-se. E agora, Governo da República Portuguesa, qual é a postura a tomar?", questionam.

Os sociais-democratas sustentam que o verdadeiro tema desta cimeira era Almaraz e acusam o Governo de tudo fazer para desconsiderar a resolução da Assembleia da República que, por unanimidade, tinha deliberado inscrever este tema na Cimeira Ibérica no sentido do encerramento da central nuclear de Almaraz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório