Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Centro-esquerda luso pode servir de lição na Europa pela "mente aberta"

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje, em Cascais, que a lição que Portugal pode transmitir a socialistas e sociais-democratas europeus é a de "mente aberta" e posição pró-europeia do centro-esquerda.

Centro-esquerda luso pode servir de lição na Europa pela "mente aberta"
Notícias ao Minuto

10:18 - 28/05/17 por Lusa

Política Santos Silva

Num debate sobre o futuro da Europa, no Horasis Global Meeting, a decorrer em Cascais, Augusto Santos Silva referiu a "experiência nórdica vivida pela primeira vez em Portugal", com a constituição de um Governo minoritário apoiado por outros dois partidos.

Num "respeito completo por todas as regras da união económica e monetária", Portugal pode, no entender do governante, protagonizar uma lição para os movimentos do centro na Europa.

"Se Portugal se constituir uma lição para os sociais-democratas e socialistas, não é por causa da originalidade da solução política, [mas porque] o centro esquerda tem mente aberta e é pró-europeia", declarou.

Santos Silva defendeu que a Europa "precisa muito que as duas forças que constituíram o modelo europeu continuem fortes", já que na análise à base eleitoral dos sociais-democratas e dos democratas-cristãos há "um risco de um certo declínio".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório