Procurar

PCP critica "escalada belicista" na NATO e acusa governo de ceder aos EUA

O PCP condenou hoje a "escalada belicista em curso" na NATO e classificou como "inaceitável" o compromisso assumido pelo governo português para aumentar as despesas com a Defesa sem antes informar o parlamento.

PCP critica "escalada belicista" na NATO e acusa governo de ceder aos EUA

© Global Imagens

Lusa
26/05/2017 20:12 ‧ há 8 anos por Lusa

Política

Jorge Machado

Numa pergunta entregue hoje na Assembleia da República, o deputado do PCP Jorge Machado considerou que a cimeira da NATO, na quinta-feira, em Bruxelas, reafirmou a "escalada belicista em curso" e a "corrida às armas", impondo o aumento dos gastos com a Aliança Atlântica.

Esta "deriva" é "preocupante e merecedora de uma clara condenação", já que, disse, "nem a Europa nem o mundo precisam de mais armas e de novas guerras com dimensões assustadoras que teriam consequências devastadoras".

O deputado criticou em particular as declarações do ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, em que reafirma a intenção de cumprir a meta de 2% do PIB em despesas na área da Defesa, bem como a intenção de apresentar um plano para concretizar a forma como o governo irá cumprir essa meta.

"Mais inaceitável será que o faça comprometendo o nosso país sem informar o parlamento e não podemos deixar de registar que, para resolver problemas concretos das condições de vida e de trabalho dos nossos militares, sempre foram alegados constrangimentos financeiros", afirmou o deputado, na pergunta enviada ao parlamento.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10