Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

CDS aponta "má gestão" no aumento de pagamentos em atraso nos hospitais

A vice-presidente do CDS-PP Cecília Meireles manifestou hoje preocupação com o aumento dos pagamentos em atraso, sobretudo nos hospitais EPE, considerando que é "sinónimo de má gestão".

CDS aponta "má gestão" no aumento de pagamentos em atraso nos hospitais
Notícias ao Minuto

20:30 - 25/05/17 por Lusa

Política Críticas

"Aquilo que continua a preocupar muito o CDS são os pagamentos em atraso, que parecem uma marca deste Governo e são, sob todos os pontos de vista, sinónimo de má gestão", disse à Lusa a dirigente e deputada centrista.

Nos dados da execução orçamental divulgados hoje, Cecília Meireles salientou o aumento dos pagamentos em atraso, "particularmente claro nos hospitais EPE", sendo em abril de 2016 de 536 milhões de euros e em abril de 2017 de 703 milhões de euros.

"É difícil de justificar, tanto quando a administração local e regional, mesmo em ano de eleições autárquicas têm conseguido diminuir os pagamentos em atraso", frisou.

Para Cecília Meireles, estes atrasos, concentrados na área da saúde, "têm efeitos nocivos nos utentes, nas empresas, que ficam sem pagamento, e toda a gestão do Serviço Nacional de Saúde, porque é impossível gerir bem quando não se paga".

Quando ao aumento do défice, que o Governo justificou com os reembolsos de impostos, Cecília Meireles afirmou que o CDS vai acompanhar "os próximos meses" de execução orçamental para aferir as explicações do executivo.

O défice orçamental das administrações públicas, em contabilidade pública, subiu para 1.931 milhões de euros nos primeiros quatro meses do ano, piorando 314 milhões face ao mesmo período do ano passado, indicou hoje o Ministério das Finanças.

Segundo o comunicado enviado pela tutela, o défice orçamental até abril aumentou 314 milhões de euros, o que se deveu essencialmente ao aumento de 530 milhões de euros do valor dos reembolsos dos vários impostos, em particular do IRS e do IVA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório