Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

PS reúne-se hoje em Bragança para mostrar casos de "sucesso" no interior

O PS reúne-se hoje em Jornadas Parlamentares, em Bragança, tendo como lema "Portugal Melhor', iniciativa destinada a demonstrar casos de "sucesso" no interior do país e que será na sexta-feira encerrada pelo secretário-geral socialista, António Costa.

PS reúne-se hoje em Bragança para mostrar casos de "sucesso" no interior
Notícias ao Minuto

06:28 - 25/05/17 por Lusa

Política Jornada

As Jornadas Parlamentares do PS em Bragança acontecem quatro dias depois da decisão de Bruxelas de propor que Portugal saída do Procedimento por Défice Excessivo e antes da realização em Vila Real da Cimeira Luso-Espanhola dedicada ao tema da cooperação transfronteiriça.

No Parlamento, na terça-feira, o primeiro-ministro já adiantou que, com a nova margem orçamental ganha por Portugal junto das instituições europeias, na sequência da provável saída dom país do Procedimento por Défice Excessivo, uma das prioridades será o investimento na valorização do território.

Em conferência de imprensa, na quarta-feira, o presidente dos socialistas, Carlos César, salientou que, nesta legislatura, o PS já se reuniu em Jornadas Parlamentares em Vila Real, nos Açores e na Guarda, tendo a direção da sua bancada estado recentemente na Madeira.

"Este itinerário do Grupo Parlamentar do PS tem um significado que queremos transmitir como impulso à atividade governativa no país. Os resultados da governação são constantemente transmitidos em termos de indicadores de natureza geral (défice, crescimento) com uma leitura linear do nosso país. Mas, a verdade, é que o crescimento económico não se faz da mesma forma em todo o território nacional, nem os cidadãos em situação de pobreza se distribuem da mesma forma por todo o país", advertiu, numa referência aos limites das interpretações estatísticas.

O programa oficial das Jornadas Parlamentares do PS abre com uma reunião de Carlos César com o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Venâncio Dias, visitando depois a Obra Social Padre Miguel e a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança.

Na parte da tarde, o líder da bancada socialista visita Mirandela, por ocasião do feriado municipal desta cidade transmontana, regressando ao fim da tarde a Bragança, onde haverá um jantar com intervenção do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, entre outros dirigentes socialistas.

Na sexta-feira, pela manhã, os trabalhos políticos das Jornadas Parlamentares arrancam com uma intervenção de fundo do presidente do Grupo Parlamentar do PS, estando em seguida previstos debates sobre "Empreendedorismo local: casos de sucesso" e "Perspetivas da juventude em Portugal".

Estes dois painéis têm como convidados jovens que entraram em investimentos inovadores em Trás-os-Montes, designadamente em áreas como a horticultura, química aplicada ao setor alimentar, produção de coelhos, fabrico de vasilhames em madeira, ou através da criação de escorregas insufláveis para animação.

Os deputados socialistas ouvirão ainda o fotógrafo Pedro Rego, natural de Bragança, que se especializou na vida selvagem e paisagem e que já venceu quatro prémios de fotografia, tendo visto o seu trabalho reconhecido pela "National Geographic".

Na área da juventude, falará Nour Machlah, um ativista pelos Direitos Humanos sírio, residente em Portugal, assim como o ciclista profissional e atleta de alto rendimento Daniel Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório