Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

"Nunca me candidatarei por nenhum partido nem com nenhuma coligação"

O socialista Manuel Pizarro será convidado para governar com Rui Moreira, mas não será o número dois da lista.

"Nunca me candidatarei por nenhum partido nem com nenhuma coligação"
Notícias ao Minuto

20:36 - 05/05/17 por Carolina Rico

Política Rui Moreira

Rui Moreira diz que já falou com António Costa sobre a decisão de prescindir do apoio já formalizado do Partido Socialista, após as declarações da secretária-geral adjunta socialista, Ana Catarina Mendes.

Escusando-se a revelar o conteúdo da conversa, o candidato à presidência da Câmara do Porto disse apenas, esta sexta-feira no Jornal da Noite da SIC, que foi o primeiro-ministro quem lhe ligou e que o telefonema não tinha como objetivo fazê-lo recuar na decisão.

António Costa “compreendeu que havia um incómodo da minha parte”, afirmou Rui Moreira em entrevista à SIC. Se "o PS continua a apoiar-me ou não continua", cabe ao líder socialista decidir, acrescentou.

“Não aceitamos que o Partido Socialista tente fazer crer que existe uma coligação informal entre o PS e o nosso movimento (…).Temos um movimento independente de cidadãos e temos gosto se os partidos entenderam apoiar-nos, mas esse apoio não pode ser transformado numa coligação formal ou informal”, vincou.

“Nunca me candidatarei por nenhum partido nem com nenhuma coligação”, garantiu o autarca, deixando ainda o aviso: “nenhum partido pode ter a expetativa de, pelo facto de nos apoiar, poder condicionar as listas”.

Quanto às pessoas que escolherá para a sua equipa, Rui Moreira deixou duas promessas: “o número dois da lista será uma pessoa independente”, sem qualquer filiação política, mas o socialista Manuel Pizarro não fica de fora.

“Manuel Pizarro será convidado por mim para a vereação, pela competência, pelo seu desempenho, não é por ser dirigente ou militante socialista”, declarou o candidato.

Recorde-se que quando foi eleito presidente da Câmara do Porto em 2013, Rui Moreira atribuiu o pelouro da Habitação e Ação Social a Manuel Pizarro, líder da Federação Distrital do PS.

Em entrevista à SIC, Rui Moreira referiu ainda ter contado hoje mesmo com o apoio do Partido da Terra e o movimento Nós Cidadãos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório