Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Financiamento público às garraiadas académicas? Bloco diz 'chega'

“Estes eventos, identificados com a cultura da praxe académica, provocam sofrimento e stress aos animais de forma absolutamente gratuita”, defende o partido.

Financiamento público às garraiadas académicas? Bloco diz 'chega'
Notícias ao Minuto

11:05 - 04/05/17 por João Oliveira

Política Projeto de resolução

Aproxima-se a época das festas académicas e, em alguns casos, algumas delas trazem consigo tradições que, no entender do Bloco de Esquerda, devem ser extintas de vez. É o caso das garraiadas académicas, prática normalmente incluída nas festividades conhecidas como a Queima das Fitas.

O facto de estes eventos estarem associados à cultura académica não justifica o sofrimento a que são submetidos os animais, considera o partido.

“Estes eventos, claramente identificados com a cultura da praxe académica, provocam sofrimento e stress aos animais de forma absolutamente gratuita”, defendem os bloquistas no seu projeto de resolução , lembrando que os mesmos “têm vindo a ser contestados por estudantes e associações de defesa dos direitos dos animais em todo o país”.

A título de exemplo que sustenta as afirmações, o Bloco lembra as petições que exigem o fim do apoio financeiro e logístico às garraiadas académicas por parte das associações de estudantes e das entidades públicas na Universidade do Porto e do Instituo Politécnico de Viseu.

“Por não ser dever do Estado promover espetáculos que violentem o bem-estar animal”, o Bloco defende que “entidades públicas ou organizações por elas financiadas não devem sob forma alguma promover garraiadas académicas”, defendem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório