Meteorologia

  • 24 JULHO 2021
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 26º

Edição

Governo tem mais de quatro mil novos 'boys'

Em apenas dois anos de mandato, o actual Governo de coligação PSD/CDS nomeou 4463 novos membros para ocuparem cargos nos 14 gabinetes ministeriais. Segundo contas feitas hoje pelo Diário de Notícias (DN), este número supera já o de José Sócrates nos seus dois primeiros anos de mandato.

Governo tem mais de quatro mil novos 'boys'

A dois meses das eleições legislativas de 2011, o na altura candidato do PSD e actual primeiro-ministro, Passos Coelho, prometeu “apresentar um Governo com uma dimensão historicamente pequena” (o que viria a confirmar-se), alegando que “os membros do Governo não podem recrutar ilimitadamente uma espécie de administração paralela nos seus gabinetes”, lembra hoje o DN.

Acontece que, quase dois anos depois, o actual Governo já nomeou 4463 pessoas, das quais, revela o DN, 1027 para os gabinetes dos ministérios, 1617 para cargos dirigentes na Administração Pública e 1819 para grupos de trabalho e outras nomeações.

Pegando no número de ‘boys’ nomeados para os gabinetes ministeriais, o DN revela que em média são 73 as novas caras por gabinete, ou seja, mais do que as 54 nomeações feitas por José Sócrates nos dois primeiros anos de mandato entre 2005 e 2007.

Acrescenta ainda o DN, que os ministérios da Economia e o da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território são os que mais nomeações fizeram: 129 e 125, respectivamente.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório