Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Passos "decidiu inventar um insucesso do Governo" e "deu um tiro no pé"

Ex-primeiro-ministro defendeu que as economias do Chipre, Espanha e Irlanda cresceram mais do que a portuguesa.

Passos "decidiu inventar um insucesso do Governo" e "deu um tiro no pé"
Notícias ao Minuto

12:05 - 30/04/17 por Carolina Rico

Política João Galamba

João Galamba condenou no seu Facebook a comparação do líder do PSD entre a recuperação económica de Portugal e o caso do Chipre, Espanha e Irlanda.

“Passos Coelho decidiu inventar um insucesso do atual Governo: o crescimento de países que passaram por dificuldades, é muito maior que o nosso”, escreveu ontem o sosialista.

“Se a comparação do crescimento de Portugal com esses três países é a bitola que Passos quer usar para avaliar o sucesso do Governo, então, lamento, mas deu um monumental tiro no pé: a diferença entre o crescimento de Portugal e o desses países é hoje muito menor do que no ano de melhor crescimento do governo de Passos Coelho e está a baixar ainda mais”.

Em Arganil, durante um jantar de apresentação dos principais candidatos do PSD aos órgãos autárquicos deste município, o ex-primeiro-ministro defendeu que as economias do Chipre, Espanha e Irlanda crescem mais e atraem mais investimento do que a portuguesa.

"Porque é que nós não conseguimos fazer isso? […] porque que é que ao longo do último ano as coisas afrouxaram" na economia portuguesa, questionou ainda.

João Galamba procurou desmistificar o que diz ser uma má comparação: “Espanha sempre cresceu mais do que Portugal; em 2015, crescia a 3,2%, exatamente o dobro do que crescia Portugal”.

Espanha mantém das taxas de crescimento mais elevadas da zona euro, tendo reportado 3% no primeiro trimestre de 2017 ao passo que o crescimento de Portugal “já cresce acima da média da zona euro, algo que não aconteceu no passado, e reduziu significativamente a diferença face a Espanha”.

“No dia 15 de maio, quando o INE divulgar a estimativa rápida do PIB do primeiro trimestre de 2017, saberemos exatamente quão boa é essa comparação”, escreveu o deputado socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório