Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

CFP? "Governo deve aceitar com fair-play independência das instituições"

Críticas a posições públicas de Teodora Cardoso mereceram reação de Joaquim Jorge.

CFP? "Governo deve aceitar com fair-play independência das instituições"
Notícias ao Minuto

22:46 - 29/04/17 por Notícias Ao Minuto

Política Joaquim Jorge

Teodora Cardoso, responsável máxima do Conselho de Finanças Públicas, tem sido pontualmente alvo de críticas, nomeadamente à Esquerda, por algumas das suas posições.

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, considera que “é importante Teodora Cardoso e a sua equipa darem a sua opinião sobre a execução orçamental e a sua aritmética. Não se pode numa democracia adulta mandar a independência às malvas”.

Numa opinião veiculada ao Notícias ao Minuto, Joaquim Jorge realça que “o Governo socialista e democrático não pode nem deve conviver mal com a critica”, nomeadamente “desde que seja fundamentada e argumentada”.

“O Governo por muito que não goste deve cumprir as regras básicas da democracia”, acrescenta ainda.

“O Governo deve aceitar com fair-play a independência das instituições e não tentar influenciar e condicionar quem não pensa como ele. Compete ao Tribunal de Contas e ao Banco de Portugal propor os nomes e o governo não deve interferir”, afirma ainda Joaquim Jorge, numa referência às ‘reticências’ em torno da escolha de Teresa Ter-Minassian para integrar o conselho.

As críticas de Joaquim Jorge surgem com a nota de que essa “não interferência” deve ser regra, independentemente dos nomes. No caso de Teresa Ter-Minassian, falamos da economista do FMI que liderou a missão do resgate a Portugal em 1983. O responsável pelo Clube dos Pensadores faz referência a este mesmo facto lembrando que “os portugueses não têm boa memória desses tempos de austeridade férrea”.

Finalmente, Joaquim Jorge refere ainda que “o Governo deve dar-se por feliz de ter um presidente que é uma enorme ajuda à sua estabilidade e funciona como uma almofada para o Governo. E todos os portugueses não se podem esquecer que Marcelo Rebelo de Sousa é do PSD”, afirma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório