Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Altura de reduzir a dívida. "Especial conjunção astral não dura sempre"

Jurista defende que momento atual é de oportunidade de "ouro".

Altura de reduzir a dívida. "Especial conjunção astral não dura sempre"
Notícias ao Minuto

19:09 - 29/04/17 por Pedro Filipe Pina

Política Vital Moreira

Para Vital Moreira, “a única maneira segura de conseguir um alívio substancial do peso da dívida pública consiste em apostar decididamente num agressivo plano de consolidação orçamental (incluindo quanto ao défice estrutural) e de substancial redução do rácio da dívida pública e do spread dos juros”.

A opinião do socialista surge este sábado numa publicação no blogue Causa Nossa onde o jurista defende que hoje existem condições extremamente favoráveis para um política dessas”.

Porém, “esta especial conjunção astral não dura sempre e o BCE não pode manter indefinidamente a política monetária expansionista que tem adotado”, salienta Vital Moreira.

“Urge por isso”, defende “aproveitar esta oportunidade de ouro para, sem excessivo sacrifícios orçamentais, antecipar o equilíbrio das contas públicas (défice zero, pois claro!) e reduzir ou dispensar o recurso ao endividamento”.

Saliente-se que numa publicação anterior sobre o mesmo tema, datada da última sexta-feira, Vital Moreira já realçava que não lhe parecia “oportuno nem prudente lançar no debate público o tema da reestruturação da dúvida". Isto porque “o ‘ruído’ sobre o tema não é propriamente tranquilizador para os investidores nem para a agências de rating. Arrisca a ser um tiro no pé”, acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório