Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

MPT qualifica como "fraude" aprovação da construção de armazém em Almaraz

O eurodeputado do Partido da Terra-MPT José Inácio Faria qualifica como "fraude" a decisão do Governo de aprovar a construção do Armazenamento Temporário de Resíduos Nucleares (ATI) na central nuclear de Almaraz, em Espanha.

MPT qualifica como "fraude" aprovação da construção de armazém em Almaraz
Notícias ao Minuto

15:20 - 29/04/17 por Lusa

Política Eurodeputados

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, O MPT, "considera inaceitável que o grupo de trabalho, cuja composição foi escolhida pelo Governo e cuja coordenação foi atribuída à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tenha considerado que o ATI na Central de Almaraz seja uma solução adequada que permite confirmar a sua segurança ao nível dos padrões internacionais".

No documento, o MPT considera como uma "'pseudo' consulta pública" aquilo que o Governo português promoveu e adianta que foi uma "farsa" já que a APA no processo de consulta pública, assumiu que "grande parte dos documentos não poderiam estar disponíveis por as autoridades espanholas os considerarem de acesso restrito".

O MPT acusa o Governo português de não dizer a verdade e adianta que é intenção "camuflada" de Espanha, "recolher não só o combustível irradiado de Almaraz, após 2018, mas também, ao que parece, das outras seis centrais nucleares espanholas e prolongar a licença de Almaraz após 2020".

José Inácio Faria recorda ainda que na Assembleia da República, o ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, prometeu que, "todos os elementos de consulta pública estariam disponíveis " sem filtros", anunciando "que o Governo português tudo faria para encerrar a central nuclear de Almaraz".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório