Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Verdes criticam relatório da APA e pedem audição com ministro do Ambiente

O partido considerou ainda que o Governo português deveria exercer pressão de forma a que a central nuclear de Almaraz fosse encerrada.

Verdes criticam relatório da APA e pedem audição com ministro do Ambiente
Notícias ao Minuto

18:59 - 28/04/17 por Notícias Ao Minuto

Política Almaraz

O Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) criticou o parecer da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) relativamente à construção do armazém para resíduos nucleares da Central de Almaraz e pediu, com urgência, uma audição com o presidente desta associação e com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Num comunicado divulgado à imprensa e a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o PEV afirma que o relatório é “incongruente quando afirma que o projeto de armazém apresenta níveis de segurança adequados, mas, simultaneamente, considera que são necessários mais estudos, nomeadamente para aferir da impermeabilidade sobre solos e aquíferos”, alertando para o facto de os reatores nucleares estarem “cada vez mais obsoletos”.

Por esse motivo, o partido considera que o executivo português deveria exercer pressão para que a central de Almaraz seja encerrada. “O PEV não tem dúvidas que a única maneira de o Governo defender os interesses de Portugal, das suas populações e dos seus ecossistemas, é pressionando Espanha para o encerramento da central nuclear de Almaraz”, lê-se no comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório