Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Posição firmada com o Bloco era a "única que previa grupo sobre dívida"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares lembrou hoje que a posição assinada entre PS e BE era a única que previa um grupo sobre a dívida, não estando em causa a presença ou não do PCP.

Posição firmada com o Bloco era a "única que previa grupo sobre dívida"
Notícias ao Minuto

16:24 - 28/04/17 por Lusa

Política Pedro Nuno Santos

"Quando estivemos a negociar as condições para podermos ter uma maioria que sustentasse um governo fizemos isso em três posições conjuntas separadas", realçou Pedro Nuno Santos, antes de recordar que "a única posição conjunta que previa a constituição de um grupo de trabalho" sobre a dívida "era a assinada entre o PS e o BE".

"Isto estava antecipado desde o início quando com o BE criámos seis grupos de trabalho sobre seis temas diferentes. Não foi uma questão de integrar ou não o PCP. Temos grupos de trabalho com o BE e trabalhos de grupo com o PCP", sinalizou o secretário de Estado.

Pedro Nuno Santos falava no Parlamento em conferência de imprensa de apresentação do relatório acordado pelo PS e BE que resultou de reuniões ao longo de um ano de um grupo de trabalho sobre a sustentabilidade da dívida portuguesa.

O PCP considerou já que o relatório do grupo de trabalho formado por PS e BE sobre a dívida redundou em "micro soluções" que não resolvem o problema, reiterando a necessidade de renegociação de juros, prazos e montantes.

"Sem prejuízo da concretização das micro soluções hoje divulgadas, entendemos necessário um processo de renegociação da dívida nos seus juros, prazos e montantes que reduza os encargos anuais, libertando recursos de que o país precisa desesperadamente para o seu desenvolvimento económico e social", afirmou o deputado comunista Paulo Sá, no Parlamento.

O documento de 80 páginas 'Sustentabilidade das Dívidas Externa e Pública' propõe a reestruturação da dívida em 31%, para 91,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e pede ao Governo do PS "cenários concretos" de reestruturação para serem utilizados em discussões europeias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório