Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

PSD/Açores acusa Vasco Cordeiro de estar "desorientado"

Os sociais-democratas criticam a forma como os socialistas estão a liderar o processo negocial com os Estados Unidos relativamente às Lajes.

PSD/Açores acusa Vasco Cordeiro de estar "desorientado"
Notícias ao Minuto

16:47 - 28/04/17 por Notícias Ao Minuto

Política Lajes

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela ilha Terceira criticaram, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o Governo dos Açores na forma como está a liderar o processo de descontaminação das Lajes, acusando o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, de estar "desorientado".

O PSD/Açores exigiu ainda ao Governo Regional que clarifique as contrapartidas que serão exigidas por Portugal aos Estados Unidos e deixou críticas ao ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, que, segundo os deputados, terá atribuído à região a responsabilidade de limpar o passivo ambiental resultante da presença militar norte-americana nas Lajes.

“Estas declarações [do ministro do Ambiente] confirmam a falta de entendimento entre os Governos dos Açores e da República, ambos do PS, e revelam a incapacidade de Vasco Cordeiro para liderar o processo, na medida em que não é capaz de garantir em Lisboa o apoio para reivindicar aos EUA a limpeza do passivo ambiental”, afirmou a deputada social-democrata Mónica Seidi.

“A via diplomática não está a servir os interesses dos terceirenses e está a perpetuar um problema grave para a ilha Terceira”, acrescenta a deputada, criticando a forma como o Governo português e o Governo dos Açores estão a conduzir o diálogo com os Estados Unidos relativamente ao futuro das Lajes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório