Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cristas quer EMEL "amiga dos lisboetas e próxima das suas necessidades"

A candidata do CDS-PP à Câmara Municipal de Lisboa, Assunção Cristas, defendeu hoje que a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) deverá ser "amiga dos lisboetas e próxima das suas necessidades".

Cristas quer EMEL "amiga dos lisboetas e próxima das suas necessidades"
Notícias ao Minuto

13:34 - 27/04/17 por Lusa

Política Autárquicas

"Para nós é muito importante que a EMEL, enquanto empresa municipal de estacionamento e mobilidade em Lisboa, seja uma verdadeira aliada e amiga dos lisboetas, promovendo e ajudando à qualidade de vida na cidade de Lisboa", afirmou a candidata, em declarações à agência Lusa.

Assunção Cristas esteve hoje reunida com a administração da EMEL, na sede da empresa, durante cerca de uma hora e meia.

No final do encontro, a centrista defendeu que para além de "amiga dos lisboetas", a empresa que gere o estacionamento na capital deve ser também "próxima das suas necessidades".

"Ouvi por parte da administração que tem também essa visão, agora creio que há muito para fazer para concretizar, de facto, esta visão da EMEL enquanto alguém que está para ajudar a que as pessoas que vivem, que residem, que habitam, que fazem a sua vida na cidade de Lisboa, tenham de facto mais qualidade de vida", apontou.

Considerando que "a questão da mobilidade e a questão do estacionamento é muito importante para os residentes", Cristas referiu que tem ouvido "várias críticas" por parte de "muitos lisboetas que não se reveem numa EMEL que muitas vezes aparece apenas no papel de estar a castigar e a fiscalizar os lisboetas, e não aparece tanto nas vestes de quem está a promover a qualidade de vida para quem habita na cidade".

Assim, a candidata, que é também líder do CDS-PP, mostrou-se convicta de que "é possível mudar essa mentalidade".

"É preciso diferenciar positivamente os lisboetas quando se comparam com as pessoas que trazem o carro de fora da cidade, é preciso insistir para que os carros que vêm de fora entrem o menos possível na cidade, mas de maneira positiva, não com a penalização", mas sim através de parques dissuasores e transportes coletivos, concretizou.

Para a candidata, "isso também passa pela própria ação da EMEL, o que permitirá obviamente gerir melhor os carros que estão na cidade, e que deverão ser essencialmente dos residentes da própria cidade".

"Eu creio que se conseguirmos que a EMEL transforme e que vá tendo a sua ação no sentido de garantir que isto acontece, e acontece de forma visível, que as pessoas sintam a diferença na sua vida, certamente que teremos cumprido o objetivo de ter uma EMEL amiga dos lisboetas", advogou.

Durante a reunião, a candidata pediu também à gestão da empresa "um ponto de situação sobre os vários projetos em curso na cidade de Lisboa".

Questionada sobre se antecipa uma boa relação com a administração daquela empresa municipal caso seja eleita presidente de Câmara, Assunção Cristas foi taxativa: "Eu tenho uma boa relação com todas as pessoas, felizmente trabalho muito bem com todas as pessoas e tenho a experiência anterior no Ministério da Agricultura, onde isso aconteceu exatamente".

"Para mim o importante é, do ponto de vista institucional, saber que a EMEL tem de ser uma empresa que ajuda os lisboetas no seu dia-a-dia a terem melhor qualidade de vida", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório